Culturas Juvenis e Agrupamentos na Escola: entre adesões e conflitos
Palabras clave:
Juventude, Culturas Juvenis, Escola, Estilos de VidaResumen
Este artigo discute a vinculação entre a escola e a categoria de juventude, ressaltando o aspecto de sociabilidade dos jovens no intramuros da instituição. Por meio da observação sistemática das escolas através da experiência docente na Licenciatura em Ciências Sociais, o autor analisa as conseqüências da vivência das culturas juvenis, dos estilos de vida e a formação dos agrupamentos dentro das escolas; lançando luzes sobre problemas inerentes ao ambiente escolar nem sempre percebidos pela sociedade e abrindo perspectivas de pesquisa a serem exploradas pela Sociologia neste campo.
Citas
ABRAMO, Helena W. Cenas juvenis: punks e darks no cenário urbano. São Paulo: Scritta, 1994.
BOURDIEU, Pierre. A juventude é apenas uma palavra. In: Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. 13ª edição. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012. Coleção Ciências Sociais da Educação.
BOURDIEU, Pierre; CHAMPAGNE, Patrick. Os excluídos do interior. In: ______. Escritos de educação. 13ª edição. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012. Coleção Ciências Sociais da Educação, p. 217-227.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução. 5ª edição. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012.
CANDIDO, Antonio. Tendências no desenvolvimento da sociologia da educação. In: PEREIRA, Luiz; FORACCHI, Marialice (orgs.). Educação e sociedade: leituras de sociologia da educação. 13ª edição. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1987, p. 07-18. Coleção Biblioteca Universitária, série 2ª, Ciências Sociais, v. 16.
CANEVACCI, Massimo. Culturas eXtremas: mutações juvenis nos corpos das metrópoles. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
CARRANO, Paulo César R. Juventudes: as identidades são múltiplas. Revista Movimento, n. 1, mai. 2000.
CARRANO, Paulo César R. Identidades culturais juvenis e escolas: arenas de conflitos e possibilidades. Diversianº 1, CIDPA Valparaíso, Abril 2009, p. 159-184.
DAYRELL, Juarez. O rap e o funk na socialização da juventude. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 38, n 1, p. 117-136, jan/jun. 2002.
DAYRELL, Juarez. A Escola faz as juventudes: reflexões em torno da socialização juvenil. Revista Educação e sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007 Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. 19ª edição. Petrópolis-RJ: Vozes, 1999.
FREITAS, Isaurora C.M. de; LIMA FILHO, Irapuan P. Culturas juvenis e Escola: reflexões para pensar o Ensino Médio de Sociologia na Educação Básica. In: GONÇALVES, Danyelle N. (org.). Sociologia e juventude no Ensino Médio: formação, PIBID e outras experiências. Campinas: Pontes, 2013.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
GOFFMAN, Erwing. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.
HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos: o breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
LIMA FILHO, Irapuan P. Em tudo o que faço, eu procuro ser muito rock and roll: rock, estilo de vida e rebeldia. Fortaleza: UFC, 2013.
MARGULIS, Mario; URRESTI, Marcelo. La juventud es más que una palabra In: MARGULIS, Mario (org.). La juventud es más que una palabra. Buenos Aires: Biblos, 1996.
MARTINS, Carlos B.; WEBER, Silke. Sociologia da educação: democratização e cidadania. In: MARTINS, Carlos B.; MARTINS, Heloísa Helena T. de S. (coords.). Horizontes das ciências sociais no Brasil: sociologia. São Paulo: ANPOCS, 2010.
MORAES, Amaury C. Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato. Revista Tempo social. São Paulo. Abr. 2003, pp. 05-20.
MORIN, Edgar. Cultura de massas no Século XX. Rio de Janeiro: Forense, 1999. V. 1 e 2.
PAIS, José Machado. Culturas juvenis. 2 edição. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2003.
______. Máscaras, jovens e “escolas do diabo”. Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 37 jan./abr. 2008. pp. 07-21.
SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e vídeo-cultura na Argentina. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
SILVA, Bruna M.; LIMA FILHO, Irapuan P. Sociologia e música: estratégias teórico-didáticas no Ensino Médio. In: ALMEIDA, Rosemary de O.; CARLEIAL, Adelita N. (orgs). Sociologia na Escola Média: metodologias de ensino em foco. Teresina: EDUFPI, 2013.
SIMMEL, Georg. La autoconservación de los grupos sociales. In: Sociología II. Madrid: Biblioteca de La Revista de Occidente, 1977.
VIANNA, Hermano (org.). Galeras cariocas: territórios de conflitos e encontros culturais. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).