A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO
Abstract
Este artigo trata da escola enquanto uma das instituições através das quais se processa a socialização dos indivíduos, focalizando, em particular a sua dimensão organizacional. Nesta perspectiva, a autora chama a atenção para uma tendência à burocratização dessa instituição, enfatizando, no entanto, as diferenciações entre a escola e outras unidades organizacionais de natureza empresarial.
References
BOURDIEU, P. e PASSERON, J. C. A Reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
BRUNET, L. Administração escolar e eficácia das organizações. Montreal: D'Arc Edições, 1991.
BURKE, T. Organización y Escuelas. Mexico D.F.: Pax Mexico, 1987.
COLEMAN, J. S. et aI.. Equality of educational opportunity. Washington: US Government Printing Office, 1966.
COOMONTE, A. V. Sociologia de la Educacion: Teorias sobre la realidad socioeducativa. Santiago de Compostela: Tórculo Edicions, 1993.
DELORENZO NETO, A. Sociologia aplicada à administração: sociologia das organizações. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1976.
ENRIQUEZ, E. La Organizacion en analisis. Madrid: EPU, 1992.
ETZIONI, A. Organizações Complexas. São Paulo: Atlas, 1971.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 9il edição, Petrópolis-RJ: Vozes, 1991
HOPKINS & HOLLY. Investigacións en aula – guia dei professor. Barcelona: PPU, 1998.
HUTMACHER, W. A Escola em todos os seus estados. Texto mimeo. Universidade de Geneve, 1998.
NÓVOA, A. As organizações escolares em análise. Lisboa: Publicações Dom Quixote Ltda., 1995.
OLIVEIRA, P. Sociologia da Educação. São Paulo: Ática, 1993.
VALA, J. Representações sociais e percepções intergrupais. Análise Social, nº 140 (1). 1998.
WEIL, P. Organizações e Tecnologias para o Terceiro Milênio: a nova cultura organizacional holística. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1995.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).