A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO

Autores/as

  • Maria Beatriz Balena Duarte Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumen

Este artigo trata da escola enquanto uma das instituições através das quais se processa a socialização dos indivíduos, focalizando, em particular a sua dimensão organizacional. Nesta perspectiva, a autora chama a atenção para uma tendência à burocratização dessa instituição, enfatizando, no entanto, as diferenciações entre a escola e outras unidades organizacionais de natureza empresarial.

Biografía del autor/a

Maria Beatriz Balena Duarte, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Socióloga, Doutora em Sociologia da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela- Espanha, professora do Departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Citas

BOURDIEU, P. e PASSERON, J. C. A Reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

BRUNET, L. Administração escolar e eficácia das organizações. Montreal: D'Arc Edições, 1991.

BURKE, T. Organización y Escuelas. Mexico D.F.: Pax Mexico, 1987.

COLEMAN, J. S. et aI.. Equality of educational opportunity. Washington: US Government Printing Office, 1966.

COOMONTE, A. V. Sociologia de la Educacion: Teorias sobre la realidad socioeducativa. Santiago de Compostela: Tórculo Edicions, 1993.

DELORENZO NETO, A. Sociologia aplicada à administração: sociologia das organizações. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1976.

ENRIQUEZ, E. La Organizacion en analisis. Madrid: EPU, 1992.

ETZIONI, A. Organizações Complexas. São Paulo: Atlas, 1971.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 9il edição, Petrópolis-RJ: Vozes, 1991

HOPKINS & HOLLY. Investigacións en aula – guia dei professor. Barcelona: PPU, 1998.

HUTMACHER, W. A Escola em todos os seus estados. Texto mimeo. Universidade de Geneve, 1998.

NÓVOA, A. As organizações escolares em análise. Lisboa: Publicações Dom Quixote Ltda., 1995.

OLIVEIRA, P. Sociologia da Educação. São Paulo: Ática, 1993.

VALA, J. Representações sociais e percepções intergrupais. Análise Social, nº 140 (1). 1998.

WEIL, P. Organizações e Tecnologias para o Terceiro Milênio: a nova cultura organizacional holística. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1995.

Publicado

2018-11-27

Cómo citar

Duarte, M. B. B. (2018). A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 33(1), 110–118. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/33953