Interseções entre Cultura, Mídia e Política: O uso das redes sociais na campanha de Dilma Rousseff em 2010
Keywords:
ciberespaço, campanha eleitoral, gênero, cultura e política,Abstract
Este artigo analisa a interseção entre os campos da mídia, cultura e política, tomando para reflexão o uso das redes e mídias sociais na campanha de Dilma Rousseff nas eleições de 2010. Nosso intento é apresentar alguns discursos veiculados no twitter, facebook, orkut, blog, youtube, além do HGPE (Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral) cujos temas serviram para conduzir a campanha da candidata. Temas tais como: relações de gênero, filiação religiosa, união homoafetiva e aborto levaram o internauta a desejar interferir no processo eleitoral. Tal interferência e resposta dos internautas, candidatos, assessores etc, trouxeram à tona o caráter polifônico do ciberespaço e demonstraram como a cultura brasileira serviu para pautar o processo político.Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).