Interseções entre Cultura, Mídia e Política: O uso das redes sociais na campanha de Dilma Rousseff em 2010

Autores/as

  • Elizabeth Christina de Andrade Lima

Palabras clave:

ciberespaço, campanha eleitoral, gênero, cultura e política,

Resumen

Este artigo analisa a interseção entre os campos da mídia, cultura e política, tomando para reflexão o uso das redes e mídias sociais na campanha de Dilma Rousseff nas eleições de 2010. Nosso intento é apresentar alguns discursos veiculados no twitter, facebook, orkut, blog, youtube, além do HGPE (Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral) cujos temas serviram para conduzir a campanha  da candidata. Temas tais como: relações de gênero, filiação religiosa, união homoafetiva e aborto levaram o internauta a desejar interferir no processo eleitoral. Tal interferência e resposta dos internautas, candidatos, assessores etc, trouxeram à tona o caráter polifônico do ciberespaço e demonstraram como a cultura brasileira serviu para pautar o processo político.

Biografía del autor/a

Elizabeth Christina de Andrade Lima

Doutora em Sociologia. Professora da Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba.

Cómo citar

Lima, E. C. de A. (2013). Interseções entre Cultura, Mídia e Política: O uso das redes sociais na campanha de Dilma Rousseff em 2010. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 43(1), 94–111. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/423