Ética, Política e Planejamento Nas Encruzilhadas da Pós-Modernidade
As Contribuições de Habermas e Forester
Abstract
Este artigo discute as contribuições de Habermas e de Forester para o tratamento de questões valorativas pelas ciências sociais e pelo planejamento. A concepção habermasiana de racionalidade comunicativa é vista como uma alternativa à neutralidade axiológica positivista e ao relativismo das concepções pós-modernas, na medida em que permite tratar racionalmente questões de valor, a partir de critérios fornecidos pela linguagem: as pretensões de compreensibilidade, verdade, sinceridade e correção normativa, que constituem os pressupostos contra-factuais dos atos de fala. Forester elabora categorias intermediárias que permitem a aplicação dos abstratos conceitos habermasianos ao cotidiano da prática dos planejadores, considerada, simultaneamente, em suas dimensões técnica, sociopolítica e ética.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).