Micareta e Identidade Cultural
Abstract
Desde os anos 60, a organização dos folguedos populares vem se modemizando e se inserindo numa lógica mercantil. Esse processo chega, a partir dos anos 90,ao ponto de serem criadas (ou re-criadas)festas "fora de época" ou desligadas de suas raízes tradicionais (Micaretas, Oktoberfest, São João, Bois...). No caso dasmicaretas,o interessesociológico vem do sucesso que algumas delas, como o Fortal,conseguem obter junto a segmentos da poputação que não pertencem às classes abastadas. Além do efeito de moda que deu origem a estes eventos, seusucesso estaria ligado também a imagem que conferem ao folião, tanto pipoca como membro do bloco: a de um indivíduo "festeiro", "animadíssimo", "na moda". Essaimagem se contrapõe a imagem tradicional do Nordestino, a do migrante "cabeça-chata" e seria avertente sociocultural do "novo Nordeste" que está sendo, desde os primórdios da década, redescoberto tanto pelo turismo quanto pelasindústrias.À tradicional identidade estigmatizada, as micaretas oferecem umaltemativabastante atraente para a garotada nordestina: uma nova identidade cultural, inspirada no atual modelo camavalesco.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).