Paradigmas históricos para o estudo da família no nordeste: amasiamento e modernização
Abstract
Permitam-me nesta altura em que a Antropologia está repleta de modismos ideológicos, defender uma posição culturalista. Da abordagem marxista, diz uma autora insuspeita, Eunice R. Durham, da USP, que os antropólogos enveredaram por essa linha tiveram de enfrentar o problema de como integrar um método de pesquisa de campo desenvolvido pelo funcionalismo com "uma teoria explicativa que parte de outras premissas e caminha em outra direção" (1 , p. 24) . Observa ainda que esses conceitos são "anteriores e exteriores às investigações em si , o que acaba produzindo frequentemente um hibridismo desconcertante: trabalhos estritamente funcionalistas na descrição empírica, precedidos e prolongados por introduções e conclusões formuladas em linguagem marxista" (idem) . Apesar de ser inequivocamente estruturalista o seu pendor, esta autora aponta que "o rigor formalista exigido pelo estruturalismo sacrifica o particularismo, a multidimensionalidade revelada pela pesquisa empírica voltada para grupos atuantes" (idem p . 25, grifo nosso) ...
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).