Visibility and the Writing about Themselves by the Pixadores from São Paulo

Authors

  • Alexandre Barbosa Pereira

Keywords:

Pixação (Tag Graffiti), Visibility, Risk, Recognition, Urban Space

Abstract

The aim of this article will be to show how a youth cultural practice in São Paulo, the pixação (tag graffi ti), has explored the paradox between visibility and invisibility through their action in the urban landscape. Amid the anonymity of the metropolis and trying to make themselves invisible at night, street writers create an offl ine social network. Through an ethnographic approach, the paper demonstrates how they have founded a device to leave their marks providing a recognition system that rewards those who writes in places most prominent risk in the city. These marks however are not well seen by the rest of the population and therefore they are chased. Thus, the paper concludes who marks more the urban space and who runs more risks can to achieve peer recognition within the pixo. In the contemporary world, everyone wants to see and be seen, searching to be recognized and to build some sense into existence.

Author Biography

Alexandre Barbosa Pereira

Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP).
Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista. Pesquisador associado ao Núcleo de Antropologia Urbana da USP e ao Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas da Universidade Federal de São
Paulo (Unifesp).

References

AUBERT, Nicole, HAROCHE, Claudine. Ser visível para existir: a

injunção da visibilidade. In: AUBERT, Nicole; HAROCHE, Claudine

(orgs.) Tiranias da visibilidade: o visível e o invisível nas sociedades

contemporâneas. São Paulo: Fap-Unifesp, 2013. p. 13-29.

AUBERT, Nicole. A visibilidade, um substituto da eternidade? In: AUBERT,

Nicole; HAROCHE, Claudine (orgs.) Tiranias da visibilidade: o visível

e o invisível nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Fap-Unifesp,

p. 111-123.

BARUS-MICHEL, Jacqueline. Uma sociedade das telas. In: AUBERT,

Nicole; HAROCHE, Claudine (orgs.) Tiranias da visibilidade: o visível

e o invisível nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Fap-Unifesp,

p. 33-45.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica.

In Magia e técnica: ensaios sobre literatura e história da cultura. São

Paulo: Brasiliense, 1994. p. 165-196.

CAMPOS, Ricardo. Entre as luzes e as sombras da cidade: visibilidade

e invisibilidade no graffi ti. Etnográfi ca, v. 13, n. 1, p. 145-170, 2009.

CAMPOS, Ricardo. A pixelização dos muros: graffi ti urbano, tecnologias

digitais e cultura visual contemporânea. Revista Famecos: mídia, cultura

e tecnologia, v. 19, n. 2, p. 543-566, mai./ago. 2012.

CAMPOS, Ricardo. Liberta o herói que há em ti. Risco, mérito e transcendência

no universo graffi ti. Tempo Social, v. 25, n. 2, p. 205-225, 2013.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis-RJ: Vozes, 2009.

CRARY, Jonathan. 24/7 – Capitalismo tardio e os fi ns do sono. São Paulo:

Cosac Naify, 2014.

DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992.

DIÓGENES, Glória. Signos urbanos juvenis: rotas da piXação no ciberespaço.

Cadernos de Campo, n. 22, p. 46-61, 2013.

DIÓGENES, Glória. A arte urbana entre ambientes: “dobras” entre a cidade

“material” e o ciberespaço. Etnográfi ca, v. 19, n. 3, p. 537-556, 2015.

FEATHERSTONE, Mike. A vida heróica e a vida quotidiana. Revista

Comunicação e Linguagens, n. 30, p. 11-34, 2001.

FRANCO, Sérgio. Pixação e as aves de rapina. Le Monde Diplomatique

Brasil, Nov/2010. Disponível em: < http://www.diplomatique.org.br/

artigo.php?id=821>. Acesso em: 01 fev. 2016.

GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo:

Editora 34, 1992.

HAN, Byung-Chul. A sociedade da transparência. Lisboa: Relógio

D’Água, 2012.

HAROCHE, Claudine. A invisibilidade proibida. In: AUBERT, Nicole;

HAROCHE, Claudine. (orgs.) Tiranias da visibilidade: o visível e o invisível

nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Fap-Unifesp, 2013. p. 85-110.

INGOLD, Tim. Lines: a brief history. London: Routledge, 2007.

IVSON, Djan. Entrevista de Djan, São Paulo. Derivas e memórias contemporâneas

na “Pixação”, Salvador, UFBA (Universidade Federal da

Bahia), 2013.

KLEIMAN, Angela. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização

na escola. In: KLEIMAN, Angela (org.). Os signifi cados do letramento:

uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP:

Mercado de Letras, 1995. p. 15-61.

LE BRETON, David. O risco deliberado: sobre o sofrimento dos adolescentes.

Política & Trabalho, Revista de Ciências Sociais, n. 37, p.

-44, out. 2012.

LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: Editora da

UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), 1999.

MAGNANI, José Guilherme. De perto e de dentro: notas para uma

etnografi a urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 17, n. 49,

p. 11-29, 2002.

MAYOL, Pierre. Morar. In: CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce; MAYOL,

Pierre (orgs.). A invenção do cotidiano: morar, cozinhar. Petrópolis-RJ:

Vozes, 1998. p. 37-185.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do

homem. São Paulo: Cultrix, 2005.

PERALVA, Angelina. Violência e democracia: o paradoxo brasileiro.

São Paulo: Paz e Terra, 2000.

PEREIRA, Alexandre Barbosa. “De ‘rolê’ pela cidade: os ‘pixadores’ em

São Paulo”. São Paulo: dissertação de Mestrado, Faculdade de Filosofi a,

Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo (FFLCH/USP),

PEREIRA, Alexandre Barbosa. “A maior zoeira”: experiências juvenis

na periferia de São Paulo”. São Paulo: tese de Doutorado, Faculdade

de Filosofi a, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo

(FFLCH/USP), 2010.

PEREIRA, Alexandre Barbosa. “Quem não é visto, não é lembrado”:

sociabilidade, escrita, visibilidade e memória na São Paulo da pixação.

Cadernos de Arte e Antropologia, v. 1, p. 55-69, 2012. Disponível em:

< https://cadernosaa.revues.org/631>. Acesso em: 01 fev. 2016.

PEREIRA, Alexandre Barbosa. Funk ostentação em São Paulo: imaginação,

consumo e novas tecnologias da informação e da comunicação.

Revista de Estudos Culturais, n. 1, p. 1-18, 2014.

PEREIRA, Alexandre Barbosa. Os “rolezinhos” nos centros comerciais de

São Paulo: juventude, medo e preconceito. Revista Latinoamericana de

Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, v. 4, n. 1, p. 453-465, jan./jun. 2016.

POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro:

Graphia, 1999.

RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto,

SENNETT, Richard. O declínio o homem público. Rio de Janeiro: Record,

SIBILIA, Paula. Do homo psico-lógico ao homo tecno-lógico: a crise

da interioridade. Revista Semiosfera – identidades e culturas, Rio de

Janeiro, n. 7, 2004.

SIBILIA, Paula. La espectacularización del yo. El monitor de la Educación,

Buenos Aires, Ministerio de Educación de la Nación, n. 18, p.

-40, set. 2008.

SIMMEL, Georg. As grandes cidades e a vida do espírito. Mana, v. 11,

n. 2, p. 577-591, 2005.

STREET. Brian. Introduction. In: _______. (org.). Literacy and development:

ethnographic perspectives. London e New York: Routledge,

p. 1-17.

TARDE, Gabriel. A opinião e as massas. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

VERNANT, Jean-Pierre. A bela morte e o cadáver ultrajado. Revista

Discurso, São Paulo, n. 9, p. 31-62, 1979.

VIRILIO, Paul. O espaço crítico. São Paulo: Editora 34, 1993.

WELLS, Herbert. O homem invisível. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1985.

Published

2016-10-27

How to Cite

Barbosa Pereira, A. (2016). Visibility and the Writing about Themselves by the Pixadores from São Paulo. Revista De Ciências Sociais (Social Sciences’ Journal), 47(1), 77–100. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/5679