Black women who narrate the fight for individual and/or collective freedom
a reading of the works Quarto de Despejo by Brazilian Carolina Maria de Jesus and Diário de um exílio sem regresso by Mozambican Deolinda Rodrigues
DOI:
https://doi.org/10.36517/rcs.52.2.a04Keywords:
Portuguese language African literatures Angolan literature; Afro-Brazilian literature; literature; daily., Portuguese language African literatures, Angolan literature, Afro-Brazilian literature, literature - journalsAbstract
This article intends to analyze the account of two black women who appropriated writing to narrate their stories, while narrating the history of the nation of each one of them. The authors, Maria Carolina de Jesus and Deolinda Rodrigues, the first Brazilian and the second Angolan, write their stories in diaries. We investigate, literarily, how, in Quarto de despejo: diário de uma favelada, first edition in 1960, Carolina Maria de Jesus presents a writing of herself that is also an account of the daily struggle of the poor, blacks and women in Brazil for existence and subsistence . In the book of Deolinda Rodrigues, Diário de um exilio sem regresso, we follow the story of the struggle for independence for the Angolan nation by a black woman. In this comparative article, we intend to show the distances and approximations of the narrative strategies of these two black women.
References
ANTONELLO, Diego; GONDAR, Jo. A escrita do traumático. Estudos da Língua (gem). UNIRIO, v. 11, n. 1, p. 165-186, 2013. Disponível em: http://www.estudosdalinguagem.org/index.php/estudosdalinguagem/article/view/306.Acesso em Mar. 2018.
AUGEL, Moema Parente. O desafio do escombro: nação, identidades e pós-colonialismo na literatura da Guiné-Bissau. Editora Garamond, 2007.
BAKHTIN, Mikhail . Questões de literatura e estética, São Paulo, UNESP, 1993.
BAUMAN, Zygmunt,. Vidas desperdiçadas, Tradução de Carlos Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
FREUD, Sigmund. “Lembranças encobridoras” in. Obras completas, v. 3, p. 285-304, 1899. Disponível em http://centropsicanalise.com.br/wp-ontent/uploads/2012/07/CicloI-Aula4-Basicaecorda%C3%A7%C3%B5esEncobridoras.pdf). Acesso em: Mar. 2018.
JESUS. Maria Carolina de Jesus. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo, Ática, 2000.
KEHL, Maria Rita. Ressentimento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. 247 p.
LEJEUNE, P. Trad. de Maria Inês Coimbra Guedes e Jovita Maria Gerheim Noronha. O pacto autobiográfico: De Rousseau à Internet. Belo Horizonte-MG: Editora UFMG, 2008.
MBEMBE, Achile. Formas africanas da escrita de si. Disponível em https://www.academia.edu/7672216/FORMAS_AFRICANAS_DA_ESCRITA_DE_SI. Acesso em Mar. 2018.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral. Disponível em: https://neppec.fe.ufg.br/up/4/o/Genealogia_da_Moral.pdf). Acesso em: Ago.2017.
PAREDES, Margarida. Deolinda Rodrigues, da família metodista à família MPLA, o papel da cultura na política. Cadernos de Estudos Africanos, v. 20, p.11-26, 2011. Disponível em https://journals.openedition.org/cea/pdf/135. Acesso em Mar. 2018.
RIBEIRO, Margarida; VECCHI, Roberto. Versos e Gritos: memória poética da guerra colonial. Abril: Revista dos Estudos de Literatura Portuguesa e Africana-NEPA UFF, v. 5, n. 9, p. 27-41, 2012. Disponível em https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5616537.pdf acesso em março de 2004.
RODRIGUES, Deolinda. Diário de um exílio sem regresso. Luanda: Nzila, 2003.
RODRIGUES, Deolinda. Diário de um exílio sem regresso. 2.ed. rev. ampl. Luanda: Mayamba, 2018.
SCHOLLHAMMER, Erik, “Realismo afetivo: evocar realismo além da representação”. Estudos de literatura brasileira contemporânea, n. 39, 2012. p.129-150. . Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S2316-40182012000100008). Acesso em: Mar. 2018.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).