Estilo Xique Chique: o consumo de "cultura popular" na metrópole paulistana

Autores/as

  • Maria Celeste Mira

Palabras clave:

Consumo Cultural, Cultura Popular, Classe Social, Estilo De Vida, Pierre Bourdieu

Resumen

O objetivo do texto é discutir, a partir de bibliografia selecionada, em que circunstâncias a cultura popular tradicional é revalorizada no final do século XX, ingressando em um novo momento na história da apropriação das práticas a ela relacionadas. Em seguida, a partir dos exemplos levantados em pesquisa empírica, o texto busca verificar o lugar ocupado por esse novo universo de possibilidades estilísticas no mercado de consumo cultural. Para concluir, com base no arcabouço teórico de Pierre Bourdieu, argumenta-se sobre a importância de se considerar as relações de classe social nesta e nas análises sobre consumo e estilo de vida em geral.

Biografía del autor/a

Maria Celeste Mira

Professora livre docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP, com atuação nas áreas de Sociologia da Cultura e Antropologia Urbana.

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Publicado

2017-06-07

Cómo citar

Celeste Mira, M. (2017). Estilo Xique Chique: o consumo de "cultura popular" na metrópole paulistana. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 48(1), 126–154. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/18884