Aspectos Estruturais e Estéticos do Acesso à Literatura no Brasil Contemporâneo

Autores/as

  • Lídia de Teive e Argolo

Palabras clave:

Literatura, Sistema Escolar, Disposição Estética, Estrutura de Sentimentos, Recepção

Resumen

Tomando a literatura como dimensão cultural de produção e compartilhamento de sentidos, o presente artigo visa apresentar alguns aspectos do acesso a este tipo de conteúdo levando em consideração algumas questões estruturais que fundamentam o acesso à literatura no Brasil hoje, bem como alguns elementos estéticos que influenciam a forma como as obras estão sendo recebidas. No desenvolvimento da abordagem, a escola é percebida como instância significativa na estruturação do acesso à literatura e que, além disso, exerce significativa influência no processo de recepção. Nesse sentido, buscando compreender a entrada da literatura na sociedade brasileira hoje, toma-se como recorte mapear aspectos estruturais e estéticos do acesso à literatura nas séries do Ensino Médio no Brasil.

 

Biografía del autor/a

Lídia de Teive e Argolo

Doutora em Cultura e Sociedade pela UFBA, Professora Assistente da UNEB - CAMPUS XII. Pesquisadora da área Sociologia da arte (literatura e teatro).

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Publicado

2017-06-07

Cómo citar

de Teive e Argolo, L. (2017). Aspectos Estruturais e Estéticos do Acesso à Literatura no Brasil Contemporâneo. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 48(1), 245–268. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/18887