Aspectos Estruturais e Estéticos do Acesso à Literatura no Brasil Contemporâneo
Palabras clave:
Literatura, Sistema Escolar, Disposição Estética, Estrutura de Sentimentos, RecepçãoResumen
Tomando a literatura como dimensão cultural de produção e compartilhamento de sentidos, o presente artigo visa apresentar alguns aspectos do acesso a este tipo de conteúdo levando em consideração algumas questões estruturais que fundamentam o acesso à literatura no Brasil hoje, bem como alguns elementos estéticos que influenciam a forma como as obras estão sendo recebidas. No desenvolvimento da abordagem, a escola é percebida como instância significativa na estruturação do acesso à literatura e que, além disso, exerce significativa influência no processo de recepção. Nesse sentido, buscando compreender a entrada da literatura na sociedade brasileira hoje, toma-se como recorte mapear aspectos estruturais e estéticos do acesso à literatura nas séries do Ensino Médio no Brasil.
Citas
BOURDIEU, Pierre. Sociologia. Coleção Grandes Cientistas Sociais.
São Paulo: Ática,1983.
______. A escola conservadora: As desigualdades frente à escola e à
cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (orgs).
Escritos de Educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. p.41-64.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e
Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio).
Brasília: MEC, 2000.
FREIRE, Rosano. Nas Sociologias da Literatura de Pierre Bourdieu e
Raymond Williams, que espaço há para a análise do objeto artístico?
Revista Brasileira de Sociologia, v. 3, n.6, p.73-91, Jul-Dez, 2015
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à
teoria literária. São Paulo: Editora Ática, 1994.
PASSIANI, Enio. Afinidades seletivas: uma comparação entre as
sociologias da literatura de Pierre Bourdieu e Raymond Williams.
Estudos de Sociologia, Araraquara, v.14, n. 27, p.285-299, 2009.
Retratos da leitura do Brasil 3. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado
de São Paulo/Instituto Pró-Livro, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).