As Racionalidades do Mercado Religioso: considerações sobre produção e consumo da música gospel

Autores/as

  • Olívia Bandeira
  • Michel Nicolau Netto

Palabras clave:

Música Gospel, Consumo, Indústria da Música, Indústria Fonográfica

Resumen

O consumo de produtos gospel desperta a atenção recente das ciências sociais, que empreendem esforços em buscar compreendê-lo e o explicar. Este artigo parte dessas abordagens, mas as considera insuficientes. Basicamente, argumenta-se que essas abordagens desconsideram, de um lado, as racionalidades próprias desse mercado e, de outro, os sentidos sociais que os agentes consumidores empregam aos produtos gospel. Tendo como foco a música e como método uma pesquisa etnográfica conduzida entre 2012 e 2015, será demonstrado como a própria estruturação da indústria da música gospel colabora com seu sucesso. Ainda, através de dados da pesquisa, como os sentidos que os consumidores dão a essa música impacta na relevância, em suas vidas, desse consumo.

Biografía del autor/a

Olívia Bandeira

Doutora em Antropologia Cultural pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

2017-06-08

Cómo citar

Bandeira, O., & Nicolau Netto, M. (2017). As Racionalidades do Mercado Religioso: considerações sobre produção e consumo da música gospel. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 48(1), 269–302. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/18906