ENTRE A PAIDEIA E A BILDUNG: PISTAS PARA UMA EDUCAÇÃO HUMANÍSTICA
Resumen
O artigo reúne reflexões sobre uma educação humanística. Recorrendo a E. Kant, L. Wacquant e T. Morus, a autora propõe a ruptura com a pedagogia tradicional, voltando-se para uma formação pedagógica inseparável da construção de uma ciência moral e política, calcada em um padrão ético. Nessa perspectiva, concebe a educação como meio para elevar o patamar civilizatório cultural do Brasil, incluindo como proposta alternativa a leitura de círculos de livros, viagens e outros modos de ampliação e transmissão da cultura.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).