O MODELO ECONÔMICO BRASILEIRO ATUAL E O IMPACTO NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Resumen
O artigo discute questões relevantes em relação aos efeitos que o modelo econômico brasileiro atual imprime no desenvolvimento psicológico dos estudantes universitários: descrença no presente e medo do futuro. Conhecer o impacto que as medidas econômicas adotadas pelo Governo têm sobre o processo de formação torna-se uma questão imperiosa para os educadores que trabalham no Ensino Superior. A partir de dados empíricos, algumas reflexões inerentes à tarefa docente são formuladas.
Citas
BARDI , L. Análise de conteúdos. Lisboa: Edições Jô, 1977.
BRONFENBRE NER, U. A ecologia do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
CARVALHO, A. O Brasil Real dos anos 90: o desafio da Questão Social. Artigo apresentado no VII Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia, Brasília, set/97.
DURHAM, E.R. A política para o Ensino Superior Brasileiro ante o desafio do novo milênio. Em: CATANI,
A. Novas perspectivas nas políticas de educação superior na América Latina. Campinas: Autores Associados, 1998, 9-27.
FLAVELL, J.; MILLER, P. & MILLER, S. Desenvolvimento cognitivo. Porto Alegre: Artemed, 1999.
FREITAG, B. Escola, estado e sociedade. São Paulo Moraes, 1980.
SCHWARZMA ,S. O ensino Superior no Brasil: busca de alternativas. Revista Educação Brasileira vol. 18,37, 1996, 11- 44.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).