A Literatura de Aventuras e a Expansão do Ocidente
As Viagens Extraordinárias, de Júlio Verne
Resumen
O texto analisa o romance de aventuras, verificando de que modo essa forma de produção literária estabelece um diálogo com seu tempo. O momento de desenvolvimento da ciência e da técnica, ao lado do processo de expansão ocidental, influenciaram um tipo de literatura que tem nas obras de Júlio Verne uma referência significativa. Trata-se de uma obra que reflete as mudanças de tempo e espaço ocasionadas pelas invenções e descobertas. A exploração de lugares desconhecidos em busca de novas riquezas inclui-se nesse padrão literário marcado por uma dupla característica: de um lado, a crença positiva na ciência; de outro, as contradições provocadas pela mecanização do homem.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).