Novos Pobres. O Que Há de Novo?

Autores/as

  • Maria Neyara de Oliveira Araújo Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumen

O texto lança mão dos conceitos de 'fundo público', elaborado por Francisco de Oliveira em "O surgimento do anti-valor"/1988 e de 'sociedade do bem estar', elaborado por Rosanvallon, em "la crise de l'Etat-Providence" / 1981, para discutir a emergência da categoria social dos 'novos pobres' enquanto fenômeno contemporâneo resultante do desemprego estrutural. A partir daqueles conceitos e de alguns dados empíricos encontrados em pesquisa efetuada pela autora sobre a história social dos pobres do Ceará, desenvolve o pressuposto de que a 'nova pobreza' não é uma categoria residual do capitalismo, mas a expressão mais acabada da mercantilização do trabalho. Paradoxal - e felizmente - o acabamento do processo de mercadorização do trabalho é, ao mesmo tempo, o processo de publicização das classes, o que significa dizer que há um elemento intrínseco de inclusão no que aparece tão somente como exclusão. Este raciocínio conduz à hipótese (possível de comprovação lógica e histórica) de que, objetiva e simbolicamente, a pobreza se nega, compondo aí um núcleo político de sentido transformador, onde a autora identifica o teor do 'novo'.

Biografía del autor/a

Maria Neyara de Oliveira Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1974), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1980), doutorado em Ciências (Área de concentração: Sociologia) pela Universidade de São Paulo (1996) e pós-doutorado pela Université Lumière Lyon 2 (U.LYON 2) - Lyon, França. É professora Associada I da Universidade Federal do Ceará e coordenadora geral do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Continuada para o Desenvolvimento das Humanidades (HUMANAS), integrante da Rede de Centros de Pesquisa para o Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação (MEC). Atualmente, é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC. Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, economia solidária, ensino de ciências humanas e sociais, utopias contemporâneas, transformações capitalistas e desenvolvimento.

Publicado

2019-12-11

Cómo citar

Araújo, M. N. de O. (2019). Novos Pobres. O Que Há de Novo?. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 27(1/2), 85 a 98. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/43050