Diálogos contemporâneos da Ecologia Política

Contribuições desde a América Latina

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.2020.2.d01

Palabras clave:

Ecologia política, America Latina, Conflito socioambiental

Resumen

En este artículo, que introduce el dossier “Ecología Política: contribuciones de América Latina”, exponemos de manera amplia las definiciones de esta agenda de investigación. Rescatamos la trayectoria de la ecología política en el mundo y su desarrollo en América Latina, destacando sus particularidades en la región, como la incorporación de la perspectiva decolonial y un mayor compromiso activista. Ubicamos también procesos comunes contemporáneos – el avanzo del extractivismo, la imposición de proyectos desarrollistas en contra de poblaciones locales, y la resistencia de movimientos indígenas, rurales y urbanos a la continua degradación de la naturaleza – que marcan la experiencia de los países de nuestro continente. Por fin, presentamos las contribuciones que componen este dossier, señalando su potencial para la construcción de una ecología política global diversa y horizontal.

Biografía del autor/a

Sue A. S. Iamamoto, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade de São Paulo (2002-2008), mestrado em Ciência Política, na Universidade de São Paulo (2009-2011) e doutorado em Ciência Política pela Queen Mary University of London (2011-2016). Com experiência de pesquisa e trabalho de campo com agrupações políticas e movimentos sociais na Bolívia, é autora do livro El nacionalismo boliviano en tiempos de plurinacionalidad (OEP, 2013), que analisa ideias de nação e nacionalismo presentes no último processo constituinte boliviano (2006-2009). Atualmente, seu principal interesse de pesquisa se concentra na imbricação entre memória social e ação coletiva na América Latina, um debate que dialoga com os estudos sobre movimentos sociais, sobre o legado das ditaduras militares no Cone Sul, e sobre a construção de narrativas históricas nacionais oficiais. É professora adjunta no Departamento de Ciência Política da Universidade Federal da Bahia (FFCH-UFBA).

Isabella Lamas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

É professora de Relações Internacionais na PUC-SP e doutora em Relações Internacionais pelo programa Política Internacional e Resolução de Conflitos do Centro de Estudos Sociais e da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2018).

Vanessa Lucena Empinotti, Universidade Federal do ABC

Desenvolve pesquisa em governança socioambiental, com foco em segurança hídrica, relações entre o rural e o urbano e planejamento territorial a partir da perspectiva da Ecologia Política. Atualmente é Professora Adjunta de Planejamento e Política Rural na Universidade Federal do ABC, onde é vinculada ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, ao Bacharelado em Planejamento Territorial e ao Programa de Pós Graduação em Planejamento e Gestão do Território.

Publicado

2020-07-01

Cómo citar

Iamamoto, S. A. S. ., Lamas, I., & Empinotti, V. L. (2020). Diálogos contemporâneos da Ecologia Política: Contribuições desde a América Latina. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 51(2), 13–36. https://doi.org/10.36517/rcs.2020.2.d01

Número

Sección

Dossier Ecología Política: contribuciones de la América Latina