Sociologia e Ensino Superior: algumas reflexões teóricas e metodológicas.

Autores/as

Palabras clave:

Ensino superior, Sociologia da educação, Sociologia pública, Teoria sociológica

Resumen

O artigo expõe e discute acessos sociológicos ao tema do ensino superior, tomando as contribuições de Michael Burawoy na construção de tipificações para a sociologia. Por meio dessas classificações e de uma análise de suas formas, apresentamos aqui vias possíveis para um tratamento teórico da educação superior, validando aproximações da sociologia, como representante das ciências sociais. Dessa forma, o texto busca empreender um resumo conceitual que permita a construção de objetos de trabalho e levantamentos temáticos dentro do universo maior de relações – levando em conta o cenário de intensas mudanças educacionais e de formas práticas da universidade no Brasil. A relevância de uma sociologia pública e de suas contrapartes complementares é tomada como instrumento ou ferramenta de trabalho emergente, resultado de avanços teóricos no reconhecimento da pesquisa social de base sociológica.

Biografía del autor/a

Mário Henrique Castro, UNILAB

Doutor em sociologia, vem realizando pesquisas na área de ciências sociais, com ênfase em Teoria Social, Sociologia Política e estudos sobre Pensamento Social Lusófono. Trabalha, desde 2006 com análise do discurso intelectual e político, história das ideias políticas e história das imagens públicas na modernidade. Articula estes temas com um estudo mais amplo sobre os processos de modernização e sobre o conceito de mudança social como aporte para uma arqueologia da comunicação contemporânea. Paralelamente, participa de pesquisas e atividades docentes relacionadas ao ensino de Sociologia e ao campo da formação continuada de professores da Educação Básica. Atuou como professor na Universidade Federal do Ceará, na Universidade Estadual do Ceará e na Faculdade Cearense (Centro de Ensino Superior do Ceará), nos cursos de Serviço Social, Filosofia, Administração e Ciências Sociais. É atualmente professor adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), líder do Grupo de Pesquisa em Narrativa, Política e Pensamento Social no Sul Global (NARRAS) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Política e Desenvolvimento (GPDE).

Carlos Henrique Lopes Pinheiro, UNILAB

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Pós-doutorado em Conhecimento e Inclusão Social em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor adjunto do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB. Professor permanente do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades – MIH/UNILAB: “Educação, Política e Linguagens”.

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Publicado

2019-07-01

Cómo citar

Castro, M. H., & Lopes Pinheiro, C. H. (2019). Sociologia e Ensino Superior: algumas reflexões teóricas e metodológicas. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 50(2), 399–425. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/5843