Sociologia e Ensino Superior: algumas reflexões teóricas e metodológicas.
Palabras clave:
Ensino superior, Sociologia da educação, Sociologia pública, Teoria sociológicaResumen
O artigo expõe e discute acessos sociológicos ao tema do ensino superior, tomando as contribuições de Michael Burawoy na construção de tipificações para a sociologia. Por meio dessas classificações e de uma análise de suas formas, apresentamos aqui vias possíveis para um tratamento teórico da educação superior, validando aproximações da sociologia, como representante das ciências sociais. Dessa forma, o texto busca empreender um resumo conceitual que permita a construção de objetos de trabalho e levantamentos temáticos dentro do universo maior de relações – levando em conta o cenário de intensas mudanças educacionais e de formas práticas da universidade no Brasil. A relevância de uma sociologia pública e de suas contrapartes complementares é tomada como instrumento ou ferramenta de trabalho emergente, resultado de avanços teóricos no reconhecimento da pesquisa social de base sociológica.
Citas
BANDERA, N.; FONTES, L. “Entrevista com Ruy Braga” in Plural, Revista de pós-graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v.17.1,2010, PP. 175-196.
BASTOS, Ana Paula Barbosa Leite. Herdeiros ou sobreviventes: mobilidade social no ensino superior no Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado. IFICS/UFRJ, 2004.
BERKENBROCK-ROSITO, M. M. “Territórios do Eu: narrativas da vulnerabilidade e cuidado de si” In: PASSEGGI, M.C. da (org). Tendências da pesquisa (auto)biográfica. Natal, RN; São Paulo, Paulus, 2008.
BOTELHO, André; BASTOS, Elide Rugai. “Para uma sociologia dos intelectuais” in DADOS: Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, vol. 53, nº4, 2010. p. 889 a 919.
BRAGA, Ruy; BURAWOY, M. Por uma Sociologia pública. São Paulo: Alameda, 2009.
BURAWOY, Michael. ”Ensino superior em crise: o contexto global” in Margem Esquerda: ensaios marxistas, São Paulo, n. 25, p. 43-51, out. 2015
______. For public sociology. in American Sociological Review, v. 70, fev., p. 4-28, 2005.
CASTEL, Robert, e Iraci D. Poleti. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 2008.
GOMES, A. M. ; MORAES, K. N. Educação Superior no Brasil: Transição para um Sistema de Massa? In: 19º. Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste: Educação, direitos humanos e inclusão social, 2009, João Pessoa. Anais do 19º. EPENN. João Pessoa: Editora UFPB, 2009. v. 1. p. 1-17.
LESSA, Carlos. “A universidade e a pós-modernidade: o panorama brasileiro” in Dados. Rio de Janeiro, v. 42, n. 1, 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0011-52581999000100008&script=sci_arttext Acesso em: 12 junho 2015.
MARTINS, C.B. “Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro?” in Sociologias, Porto Alegre, ano 14, nº29, jan/abr. 2012, p.100-127.
MICELI, Sergio . Intelectuais e classe dirigente no Brasil (1920-1945). São Paulo: Difel, 1979.
NEVES, C. E. B. “Desafios da educação superior” in Sociologias, Porto Alegre, ano 9, nº 17, jan/jun. 2007, p.14-21.
NEVES, C. E. B. “Ensino Superior no Brasil: expansão, diversificação e inclusão”. In: XXX Lasa International Congress Latin American Studies Association, 2012, San Francisco. LASA2012 / Toward a Third Century of Independence in Latin America, 2012.
NUNES, E.O. Educação superior no Brasil: estudos, debates, controvérsias. Rio de Janeiro: Garamond, 2012.
PRATES, Antônio Augusto Pereira. “Universidades VS Terciarização do ensino superior: a lógica da expansão do acesso com manutenção da desigualdade: o caso brasileiro” in Sociologias [online]. 2007, n.17, pp. 102-123. ISSN 1517-4522.
REIS, Elisa P. “As ciências sociais e o bug do milênio” in Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol.14, nº 39, p.5-11, 1999.
SANTOS B. S.; ALMEIDA FILHO N. (Org.). A Universidade no século XXI: por uma universidade nova. Coimbra: Almedina, 2008.
SCHWARTZMAN, Simon; BRAGA, Ronald; MAIA, Nelly Aleotti. Projeto Retorno: Avaliação de Impacto no treinamento, no exterior, de pessoal qualificado. Brasília, Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, série Estudos e Debates, 1979.
SCHWARTZMAN, Simon. A diferenciação do ensino superior no Brasil. 1990. Disponível em http://www.schwartzman.org.br/simon/diferent.htm. Acesso em 28 maio. 2015.
______. O ensino superior no Brasil, 1998. AIR Brasil – Pesquisa e Consultoria em Recursos Humanos e Políticas Públicas. 1998. Disponível em http://www.schwartzman.org.br/simon/pdf/lobo.pdf. Acesso em 3 jun. 2015.
______. “Universalidade e crise das universidades” in Estudos Avançados. Vol.3, nº.5 São Paulo Jan./Abr. 1989.
SENNETT, R. Respeito: a formação do caráter em um mundo desigual. Rio de Janeiro, Record, 2004.
SGUISSARDI, V. “Modelo de expansão da educação superior no Brasil: predomínio privado/mercantil e desafios para a regulação e a formação universitária” in Educação e Sociedade. Campinas, 2008, vol. 29, n105.
TEIXEIRA, Anísio S. Ensino superior no Brasil: análise e interpretação de sua evolução até 1969. Rio de Janeiro, Ed. UFRJ, v.10, 2005.
TROW, M. Reflections on the transition from Elite to mass to Universal Access: Forms and Phases of Higher Education in Modern Societies since WWII. This paper is posted at the e Scholarship Repository, University of California. Disponível em: http://repositories.cdlib.org/igs/WP2005-4,2005. Acesso em 4 jun. 2015.
VANDENBERGHE, “Frédéric. Construção e crítica na nova sociologia francesa”. In Sociedade e Estado, Brasília, V.21, n.2, p.315-366, maio/agosto. 2006.
VARGAS, H.M. Repensando e distribuindo distinção: a bagagem do ensino superior. Tese de doutorado. Educação PUC/RIO, 2008.
ZIZEK, Slavoj. Acontecimento: uma viagem filosófica através de um conceito. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2017.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).