Burguesia e Extrema Direita no Brasil

nota introdutória

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.53.1.d01

Palabras clave:

Burguesia, Extrema direita, Brasil

Resumen

Este texto é a apresentação do dossiê Burguesia e extrema direita no Brasil. A necessidade de um dossiê com essa temática no Brasil surge com  a ascensão da extrema direita e a eleição do governo Bolsonaro. Nesse processo é possível intentificar uma tendência: a cooptação dos movimentos de extrema-direita pela burguesia. Como um movimento político tradicionalmente originado em camadas intermediárias das sociedades capitalistas, a ascensão da extrema-direita é acompanhada de influência, interferência e dominação da classe dominante sobre o processo. Uma a dinâmica de cooptação pelo alto, no passado e no presente, inclusive como constituição de hegemonia política. Dessa forma, apresentamos os artigos do dossiê, teóricos e de análise da conjuntura, que captam a relação entre a extrema direita, a burguesia e outros agentes políticos no Brasil.

 

Biografía del autor/a

Sara Freitas

Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP.  Pós doutora pelo Institute of education -IOE / University College London, e Pós doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Relações Estado e sociedade civil, hegemonia, capital,  ações sociais do empresariado e teoria social.

Citas

-

Publicado

2022-03-01

Cómo citar

Bugiato, C., & Freitas, S. . (2022). Burguesia e Extrema Direita no Brasil : nota introdutória . Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 53(1), 15–22. https://doi.org/10.36517/rcs.53.1.d01

Número

Sección

Dossiê Burguesia e Extrema-Direita no Brasil