Prazo de Envio de Artigos para Dossiê é Adiado

2020-04-02

O novo prazo é dia 31 de maio de 2020, com publicação prevista para 1º de novembro de 2020, no Vol. 51, N. 3 da Revista de Ciências Sociais.

Sobre o Dossiê:

Dossiê Quando as ciências sociais encontram a educação: (re)pensando cenários contemporâneos das desigualdades educacionais

Organizadoras:

Sara Esther Dias Zarucki Tabac (Doutoranda PPCIS/ UERJ)
http://lattes.cnpq.br/4901773895168381
Ruth Maria Moraes Oliveira Prado (Doutoranda PPGE/ UFRJ)
http://lattes.cnpq.br/8006888065568778

O diálogo entre as ciências sociais e a educação se faz presente em diversas linhagens e correntes de análise da disciplina. Nosso intuito é focar em textos que busquem identificar a dimensão social no processo educacional. Não somente os clássicos quanto os contemporâneos, possuem na educação um fio condutor de uma análise precisa acerca do tecido social. As relações sociais estão presentes no âmbito educacional tanto nos âmbitos formais e informais de educação. Da relação mais primária, entre o aluno e o professor até o papel das instituições na implementação de políticas educacionais, envolvem leques de
discussão presentes e necessários na atual conjuntura. Nossa proposta neste dossiê é de reunir trabalhos e pesquisas das mais diversas perspectivas teórico-metodológicas que promovam a interlocução entre as ciências sociais e a educação, seja em caráter macro ou microssociológico, e que ajudem a pensar o cenário contemporâneo de desigualdades no país.

Nesse sentido, serão bem-vindos artigos cujas discussões e análises estejam pautadas no âmbito das ciências sociais considerando, assim, seus sujeitos e instituições, a perspectiva das desigualdades de oportunidades educacionais, além das dimensões política e cultural da educação sob uma perspectiva sociológica.