Produção de conhecimento em conflitos socioambientais

Autores

  • Adela Parra-Romero Universidad Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.2020.2.d02

Palavras-chave:

conocimiento local, conocimiento activista, movimientos sociales, conflictos socioambientales

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre diferentes tipos de produção de conhecimento em conflitos socioambientais. O modo científico refere-se ao tipo de conhecimento produzido pela instituição científica. O modo local / comunitário refere-se ao tipo de conhecimento produzido a partir da experiência e prática local dos sujeitos em inter-relação com uma área específica, como o agricultor com a terra. O modo de produção ativista é o conhecimento que resulta de redes de ação coletiva compostas por organizações, ativistas e suas práticas. O argumento é que os conflitos socioambientais são espaços que permitem o surgimento de redes de produção de conhecimento, o que resulta na mobilização e criação de categorias sociais com efeitos materiais e simbólicos nas relações sociedade-natureza.

Biografia do Autor

Adela Parra-Romero, Universidad Estadual de Campinas

Actualmente estoy estudiando la producción de conocimiento en conflictos socioambientales. Me apasionan los temas ambientales, especialmente los relacionados con el agua. Mis intereses académicos giran en torno a los estudios sociales de la ciencia y la tecnología y su discusión con el medio ambiente, la ontología política de los conflictos socioambientales, la ecología política y el aporte de la antropología al estudio de los conflictos. 

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Parra-Romero, A. (2020). Produção de conhecimento em conflitos socioambientais. Revista De Ciências Sociais, 51(2), 37–83. https://doi.org/10.36517/rcs.2020.2.d02

Edição

Seção

Dossiê Ecologia Política: contribuições da América Latina