Matar dois coelhos com uma caixa d’água só:
fraseologia e humor na fala da personagem Magda
Resumo
O objetivo deste trabalho consiste em analisar alterações linguísticas observadas em fraseologismos para produzir o efeito de humor na fala da personagem Magda no programa televisivo Sai de Baixo. Para tanto, ancoramo-nos na concepção fraseológica adotada por Mejri (1997; 2012) e em Gross (1996) e Tagnin (2005), em se tratando de descristalização e convencionalidade. No que concerne ao humor, fizemos uso dos pressupostos descritos por Bergson (1983), Freud (1974 [1927]) e Possenti (1998; 2010). Os dados que constituem o corpus foram extraídos de um vídeo compilado das falas da Magda, disponível no Youtube, referentes às temporadas de 1997 e 1998. Os resultados demonstram que as alterações na estrutura do fraseologismo provocam a quebra da previsibilidade, favorecendo a construção do humor nas falas da personagem Magda, porém essa mesma operação não altera o entendimento do fraseologismo cristalizado, em virtude da competência fraseológica (ORTIZ ALVAREZ, 2015) que é acionada pelo público, evidenciando, também, o caráter fixo e semifixo dessas estruturas na língua.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).