A HIPERLEXICALIZAÇÃO EM GÊNEROS ANÚNCIOS

Autores

  • Maria Margarete Fernandes de Sousa

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a hiperlexicalizaçãoem anúncios e verificar em qual(is) anúncio(s) omencionado processo se evidencia com mais intensidade, jáque trabalharemos com uma colônia de anúncios. Nestapesquisa, seguimos a concepção teórica de Kleiman (2002),referente ao estudo da categoria linguística em questão, emborafaçamos incursões a respeito do trabalho de Antunes([1937] 2009; [1937] 2005) sobre a coesão lexical, que temrelação com o mesmo tema. Para o desenvolvimento destapesquisa, analisamos uma amostra composta por 30 anúncios,assim distribuídos: 10 anúncios classificados, 10 fúnebres e10 publicitários (de revista). A análise nos revelou que a hiperlexicalizaçãose mostra um processo produtivo de construçãode sentido do texto e da progressão textual nos anúncios,de modo geral, todavia, de forma mais produtiva nosgêneros anúncios publicitários (de revista), nos quais diversositens lexicais se apresentam como recorrentes na organizaçãotextual desse gênero. Este resultado nos leva a concluir, até omomento da pesquisa, que este processo não deve passar aolargo do olhar dos linguistas, por isso, deve ser melhor investigadonuma amostra mais ampla, a fim de ser analisado e,possivelmente constatadas outras relações possíveis.Palavras-chave: Hiperlexicalização; gêneros; anúncios.

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Como Citar

SOUSA, Maria Margarete Fernandes de. A HIPERLEXICALIZAÇÃO EM GÊNEROS ANÚNCIOS. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 30, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2393. Acesso em: 23 nov. 2024.