SIGNIFICAÇÕES DOCENTES SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO EM ESCOALS PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO NORTE
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.95748Palabras clave:
Novo Ensino Médio (NEM). Ciclo de Políticas. Significações docentes.Resumen
Este trabalho apresenta significações docentes sobre o Novo Ensino Médio (NEM), política instituída pela lei nº 13.415/2017. Tem como objetivo compreender processos de significação do NEM a partir da atuação dos sujeitos em escolas da rede estadual do Rio Grande do Norte (RN). Recorremos ao método de estudo qualitativo, com aporte teórico metodológico no Ciclo de Políticas (CP) de Ball e Bowe (1992) e na Teoria da Atuação (TA) de Ball, Maguire e Braun (2016). A pesquisa empírica foi desenvolvida por meio da realização de grupo focal (com professores, gestor e coordenador pedagógico de duas escolas da rede estadual de ensino) e entrevista semiestruturada (com coordenadora pedagógica da 14ª DIREC/Umarizal/RN). Os resultados apontam que os sujeitos significam o NEM como desafio e que os profissionais sentiram-se/sentem-se provocados pelas políticas curriculares que chegam e saem da escola.
Palavras-chave: Novo Ensino Médio (NEM). Ciclo de Políticas. Significações docentes.
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