SIGNIFICAÇÕES DOCENTES SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO EM ESCOALS PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.95748

Palabras clave:

Novo Ensino Médio (NEM). Ciclo de Políticas. Significações docentes.

Resumen

Este trabalho apresenta significações docentes sobre o Novo Ensino Médio (NEM), política instituída pela lei nº 13.415/2017. Tem como objetivo compreender processos de significação do NEM a partir da atuação dos sujeitos em escolas da rede estadual do Rio Grande do Norte (RN). Recorremos ao método de estudo qualitativo, com aporte teórico metodológico no Ciclo de Políticas (CP) de Ball e Bowe (1992) e na Teoria da Atuação (TA) de Ball, Maguire e Braun (2016). A pesquisa empírica foi desenvolvida por meio da realização de grupo focal (com professores, gestor e coordenador pedagógico de duas escolas da rede estadual de ensino) e entrevista semiestruturada (com coordenadora pedagógica da 14ª DIREC/Umarizal/RN). Os resultados apontam que os sujeitos significam o NEM como desafio e que os profissionais sentiram-se/sentem-se provocados pelas políticas curriculares que chegam e saem da escola.

Palavras-chave: Novo Ensino Médio (NEM). Ciclo de Políticas. Significações docentes.

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Biografía del autor/a

Paula Fernanda Paiva Fernandes, Secretaria de Estado da Educação

Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte  (UERN). Especialista em Gestão Escolar  SENAC (2014). Pedagoga pela UERN. Está vinculada ao Grupo de Pesquisa - Contexto e Educação (UERN/CNPq). Membro da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Professora Permanente Nível IV, da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Norte - SEEC/RN, atuando como Coordenadora Pedagógica na Escola Estadual de Tempo Integral Rafael Godeiro (Rafael Godeiro/RN). 

Marcia Betania de Oliveira, UERN

Professora Associada da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Pós doutorado e doutorado em Educação ambos pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ). Participou do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior, financiado pela CAPES (PDSE/CAPES), na Universidade do Porto/UP/PT.  Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (POSEDUC/FE/UERN). Vice coordenadora do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação/CNPq. 

Citas

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Publicado

2025-11-01

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