A PRECARIZAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE EM ANGOLA

NOVOS CONTEXTOS, VELHAS PRÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.96261

Palavras-chave:

precarização da profissão docente, professor, plano de formação de quadros

Resumo

A escrita deste artigo resulta de um levantamento bibliográfico e documental e centra-se na análise dos cenários que evidenciam a precariedade da profissão docente em Angola. A análise baseia-se nas normas legais que regulam a política educativa angolana, no Plano Nacional de Desenvolvimento 2023-2027, no Programa Nacional de Formação e Gestão de Pessoal Docente e outros, nos discursos políticos sobre a formação/formação de professores, correlacionando-os com a situação social e profissional que os professores enfrentam no contexto atual. A partir da análise das políticas e discursos políticos implementados, ficou evidente que a pobreza das práticas caracteriza a precariedade da profissão em decorrência de outros fatores como os seguintes: o controle e a burocratização do trabalho docente; a secundarização do seu papel na tomada de decisões; a falta de condições e de poder económico e financeiro; as más condições salariais, alimentadas por um forte sentimento de mal-estar docente. No entanto, a análise permitiu ilustrar que a produção de discursos políticos sobre a formação de professores não tem sido acompanhada pela melhoria da imagem social e profissional dos professores em Angola.

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Biografia do Autor

João Maria Bazonga Gomes, Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda

Licenciado em Ensino de História pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda (Angola).

Lando Emanuel Ludi Pedro, Universidade de Lisboa

Doutor em Educação, Teoria e Desenvolvimento Curricular pela Universidade de Lisboa (Portugal). Presidente do Instituto Superior Universitário Nimi ya Lukeni (Angola).

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2025-11-13

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