As imagens do nordestino retirante na teia interdiscursiva de "Emigração" de Patativa do Assaré

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/ep15.95380

Palavras-chave:

leitura, discurso de emigração, interdiscurso, determinismo social

Resumo

Este trabalho apresenta uma leitura do cordel Emigração, de Patativa do Assaré, por meio da qual analisamos o discurso sobre a emigração no contexto nordestino, conforme retratado no poema. O método utilizado foi o proposto por Pêcheux (2010) para a leitura em Análise do Discurso. Nas etapas de leitura e releitura do cordel, consideramos as pistas discursivas materializadas no texto e, assim, analisamos, por meio da constituição discursiva da imagem do retirante nordestino, como o discurso de crítica social se materializa no cordel; quais discursos atravessam o discurso sobre a imigração e como o discurso de denúncia social mostra-se no cordel.  A base teórica para análise do corpus foi Pêcheux (2014 e 2015), Maingueneau (1996) Orlandi (2012). A leitura nos fez observar como discursos inter-relacionam-se, constituindo uma teia interdiscursiva, na qual, observamos o discurso de denúncia social. A imagem que se constrói do nordestino retirante é de uma vítima do abandono social, um sujeito marcado pelo determinismo. O discurso sobre a imigração apresenta o sair da terra natal como uma necessidade de sobrevivência, ancorada pela ideologia de viver dignamente no Sudeste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valnecy Oliveira Corrêa-Santos, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Piauí e Licenciada em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal do Maranhão. Professora do Curso de Letras e do Mestrado em Letras do Centro de Ciências de Bacabal, da Universidade Federal do Maranhão (CCBa/UFMA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o sujeito e as práticas de leitura e escritura (GESLE), coordenadora do Curso de Letras Português, ofertado pelo Plano de Formação de Professores para a Educação Básica - PARFOR/UFMA.

Alexia da Silva dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Letras pelo Curso de Letras do Centro de Ciências de Bacabal (CCBa) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Sujeito e suas práticas de Leitura e Escritura (GESLE).

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado: notas sobre os aparelhos ideológicos de Estado (AIE). Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

ASSARÉ, Patativa do. Cordéis e outros poemas. Fortaleza: Edições UFC, 2006.

ASSARÉ, Patativa do. Cante lá que eu canto cá: filosofia de um trovador nordestino. 18 ed. Petropólis: Vozes, 2014.

COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. 2. ed. São Carlos, EDUFSCar, 2014.

LÉON, Jacqueline; PÊCHEUX, Michel. Análise sintática e paráfrase discursiva. In: ORLANDI, Eni Puccinelli (Org.). Análise do Discurso: Michel Pêcheux – Textos Selecionados. Campinas, SP: 4. ed. Pontes Editores, 2015. p. 163-173.

MAINGUENEAU, Dominique. Pragmática para o discurso literário. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. 6. ed. – São Paulo: Cortez, 2013.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. 4. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.

PÊCHEUX, Michel. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, Eni P. (Org.). Gestos de leitura: da história no discurso. 3. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010. p. 49-59.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso. 4. ed. – Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2009.

PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.

PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. In: PIERRE, Achard. et. al. Papel da memória. 4. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015a.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. 7. ed. Campinas – SP: Pontes, 2015b.

PÊCHEUX, Michel. Abertura do Colóquio. In: CONEIN, Bernard; COURTINE, Jean-Jacques; GADET, Françoise; MARANDIN, Jean-Marie; PÊCHEUX, Michel (Org.). Materialidades discursivas. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2016.

SANTOS, Valnecy Oliveira Corrêa. Escrita e acontecimento discursivo: uma análise discursiva do processo formativo do professor em dissertações do ProfLetras. Tese (doutorado). Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem Departamento de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020.

SANTOS, Valnecy Oliveira Corrêa; SANTOS, Alexia da Silva dos. Uma leitura discursiva de a triste partida. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 262–281, 2 Nov 2023. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21309. Acesso em: 4 set 2025. DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.30

Downloads

Publicado

30-11-2025

Como Citar

OLIVEIRA CORRÊA-SANTOS, Valnecy; DA SILVA DOS SANTOS, Alexia. As imagens do nordestino retirante na teia interdiscursiva de "Emigração" de Patativa do Assaré. Entrepalavras, [S. l.], v. 15, p. e95380, 2025. DOI: 10.36517/ep15.95380. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/entrepalavras/article/view/95380. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos - Vária

Categorias

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.