Título Padrão
DOI:
https://doi.org/10.36517/ep15.96048Parole chiave:
multimodalidade, multiletramentos, infográficos, língua inglesaAbstract
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar de que forma as coleções de Livros Didáticos de Língua Inglesa (LDLI) para o ensino médio promovem os multiletramentos. Como objetivos específicos, procuramos: i) investigar de que maneira os enunciados indicam a necessidade do letramento visual em questões com infografia; ii) averiguar como é orientada a leitura e a escrita multimodal; iii) apurar se os aspectos multimodais são requeridos como forma de apoio à resolução das atividades. Como aporte teórico principal, destaca-se a Gramática do Design Visual (Kress; Van Leeuwen, 2021). No que concerne ao processo metodológico, partimos da seleção das coleções de LDLI para compor esta pesquisa, sendo elas: a coleção Joy (2020), a coleção English Vibes for Brazilian learners (2020) e a coleção Take action (2020). Posteriormente, coletamos todos os exercícios com infografias dos livros didáticos, totalizando 21. Por fim, seguimos para a análise multimodal dos infográficos. A partir da análise realizada, constatou-se que os infográficos que integram as coleções de LDLI selecionadas para este trabalho promovem amplamente o desenvolvimento de habilidades de multiletramentos. Os multiletramentos são desenvolvidos tanto por meio da riqueza multimodal das infografias quanto pela variedade de assuntos importantes abordados nos textos verbo-visuais.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BALADELI, A. Ensino crítico de língua inglesa: caminhos para integrar a teoria dos multiletramentos à prática pedagógica. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 8, p. 82714-82726, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CAZDEN, Courtney et al. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. Tradução de Adriana Alves Pinto et al.. Belo Horizonte: LED, 2021.
COSCARELLI, Carla Viana; GOMES, Luiz Fernando. Letramento digital. In: ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira; FRADE, Isabel Cristina Aves da Silva; MORAIS, Ludymilla Moreira. (Org.). Termos e ações didáticas sobre cultura escrita digital [recurso eletrônico]: NEPCED na escola. Belo Horizonte : UFMG /FaE / Ceale / NEPCED, 2022.
DIONISIO, Angela Paiva; VASCONCELOS, Leila Janot de; SOUZA, Maria Medianeira de. Multimodalidade, convenções visuais e leitura. In: DIONISIO, Angela Paiva (org.). Multimodalidades e leituras: funcionamento cognitivo, recursos semióticos, convenções visuais. Recife: Pipa Comunicação, 2014.
FERNANDES, Alessandra Coutinho et al. Multiletramentos na sala de aula: práxis na (e para além da) pandemia. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022.
FRANCO, Claudio Paiva; TAVARES, Kátia Cristina do Amaral. English vibes for Brasilian Learners. 1ed, São Paulo: FTD, 2020.
GARROSSINI, Daniela Favaro; MARANHÃO, Ana Carolina Kalume. Multimodalidade. In: ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira; FRADE, Isabel Cristina Aves da Silva; MORAIS, Ludymilla Moreira. (Org.). Termos e ações didáticas sobre cultura escrita digital [recurso eletrônico]: NEPCED na escola. Belo Horizonte : UFMG /FaE / Ceale / NEPCED, 2022.
HASHIMOTO, Michelle Rie. Letramento crítico e multimodalidade no ensino de língua inglesa: reflexões sobre um livro didático do PNLD. 2020. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020.
JEWITT, Carey. (ed.) The Routledge Handbook of Multimodal Analysis. New York, Routledge Press, 2009.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: The grammar of visual design. 3 ed. London:Routledge, 2021.
LAGO, Kaian et al. Multiletramentos no ensino de língua inglesa: gêneros discursivos multimodais e práticas leitoras. Entretextos, v. 20, n. 2, p. 5-22, 2020. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/35606/28490 Acesso em: 20 Out. 2023.
LIMA, Daniela Ferreira de. O letramento visual no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita: uma proposta de atividade em língua inglesa para o ensino fundamental I. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Letras) - Centro de Formação de Professores. Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, 2023.
MIRANDA, Alana Santana; BASTOS, Pérola Cunha. Textos multimodais e o ensino de língua inglesa: o infográfico como recurso de letramento. BABEL: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras. n. 16, ago/dez de 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/7519 . Acesso em: 2 Fev.2023.
MONTARGIL, Gilmar; REMENCHE, Maria de Lourdes Rossi. A infografia pela ótica do Círculo de Bakhtin: cronotopo, dialogismo e infográfico como gênero do discurso. InfoDesign, v. 19, n. 2, 2022. Disponível em: https://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/952 . Acesso em: 20 nov. 2023.
NASCIMENTO, Iara Costa; ARANHA, Simone Dália de Gusmão. Softwares Aplicativos como recursos didáticos: a inserção de tecnologias digitais no contexto escolar. In: ARANHA, Simone Dália de Gusmão; SOUZA, Fábio Marques de. (Org.). Práticas de ensino e tecnologia digitais. Campina Grande: EDUEPB, 2018.
OLIVEIRA, Denise de Andrade Santos. Joy. 1ͣ ed. São Paulo: FTD, 2020.
OLIVEIRA, Larisse Carvalho de. Análise de materiais didáticos de língua inglesa, elaborados por professores em formação inicial, sob a ótica da multimodalidade. 2021. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62080. Acesso em: 18 Out. 2023.
PAIVA, Francis Arthuso; GOMES, V.A. Proposta de matriz de produção de infográficos na escola: explorando a paisagem multimodal do canva.com. SELL, Uberaba, MG, v. 10, n. 2, p.1-26, 2021.
RAMAZZINA-GHIRARDI, A. L. . Quando a imagem talha o escrito: letramento visual em curso de língua estrangeira. In: Renata Philippov; Vera Lúcia Harabagi Hanna. (Org.). Saberes e conexão na universidade: Língua, Literatura e Cultura. 1ed. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2022, v. 1, p. 231-249.
RAMOS, Maria B. A. Infográficos em livros didáticos para o ensino de leitura em língua inglesa: uma análise multimodal e sistêmico-funcional. 2023. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Letras) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
RIBEIRO, Ana Elisa. Texto multimodal. In: ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira; FRADE, Isabel Cristina Aves da Silva; MORAIS, Ludymilla Moreira. (Org.). Termos e ações didáticas sobre cultura escrita digital [recurso eletrônico]: NEPCED na escola. Belo Horizonte : UFMG /FaE / Ceale / NEPCED, 2022.
.
RICHTER, Carla; LARRÉ, Julia. Take Action. 1ͣ ed, São Paulo: Ática, 2020.
SANTOS, Záira Bomfante dos; TIBURTINO, Vanessa. As contribuições da Semiótica Social Multimodal para apreciação de infográficos digitais no contexto da pandemia da COVID-19. Texto Digital, v. 17, n. 1, p. 169-190, 2021.
SILVA, Fabiane Alves da; MAGALHÃES, Epaminondas de Matos. O gênero infográfico no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, e multiletramento no ensino fundamental. Revista Prática Docente, v. 7, n. 3, p. e22080-e22080, 2022.
SILVA, Jackson Alves da. Construção de infográficos para uso em aulas de Biologia Celular no Ensino Médio. 2023. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
SILVA, Renato Caixeta da. Implicações de se assumir a multimodalidade nos estudos de linguagem. In: SILVA, Renato Caixeta da; QUEIROZ, Lizainny Aparecida Alves (Org.). Multiodalidade e discurso. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021.
TIBURTINO, Vanessa. O ensino de leitura em língua inglesa sob a ótica dos gêneros, multiletramentos e da multimodalidade: do livro didático à prática de professores da escola pública. 2019. 312 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/428. Acesso em: 18 Out. 2023.
VECCHIO, Pollyanna de Matos. O discurso multimodal e a comunicação científica. In: SILVA, Renato Caixeta da; QUEIROZ, Lizainny Aparecida Alves (Org.). Multimodalidade discurso. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Licenza
Copyright (c) 2025 Haylanne Clésia Pereira Daxo, Maria Joyce Gomes Alencar, Larisse Carvalho de Oliveira

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Todos artigos são publicados sob os termos da licença Creative Commons Attribution (CC BY NC 4.0). Sob esta licença, os autores mantêm a propriedade dos direitos autorais de seu conteúdo, mas permitem que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e, embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.