Narrativas visuais: explorando o semissimbolismo em tirinhas

Autori

DOI:

https://doi.org/10.36517/ep14.95262

Parole chiave:

semissimbolismo, narrativas visuais, tirinhas

Abstract

As tirinhas, assim como as histórias em quadrinhos, é um gênero que permeia a nossa vida cotidiana. Predominantemente narrativo e visual, é um texto plástico que possui sistemas semissimbólicos como elementos essenciais para a constituição de seu sentido. Este trabalho tem como objetivo explorar o semissimbolismo em tirinhas que circulam na rede social Instagram para observar como as manifestações da expressão constituem sentido. Partindo da teoria semiótica greimasiana, buscou-se analisar as relações entre as categorias do plano da expressão e as categorias do plano do conteúdo no processo de compreensão do texto plástico e poético. A metodologia envolve a revisão bibliográfica e a análise do corpus. Como conclusão, compreende-se que o semissimbolismo ocupa papel crucial para a compreensão dos sentidos em materialidades plásticas, sendo impossível desprezar a relação entre o sensível e o inteligível.

Downloads

Biografia autore

Amanda Arantes Pereira, Universidade Federal de Goiás

Licenciada em Letras: Português pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente, cursa a Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos (Proleitura) da Universidade Federal de Minas Gerais. É integrante do Grupo de Estudos de Teorias do Discurso (GETED) da FL/UFG. 

Riferimenti bibliografici

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Procedimientos del plano de la expresión y construcción de los sentidos. Semiótica de lo visual, v. 13, enero-junio 2005a, p. 137-157.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Editora Parma Ltda, 2005b.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Semiótica e plano da expressão: história e perspectivas. In: MACINI, Renata; GOMES, Regina (org). Semiótica do sensível: questões do plano da expressão. São Paulo: Editora Mackenzie, 2020, p. 15-34.

BLIKSTEIN, Izidoro. Semiótica e totalitarismo. São Paulo: Contexto, 2020.

FIORIN, José Luiz. Em busca do sentido: estudos discursivos. São Paulo: Contexto, 2008.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2022.

FLOCH, Jean-Marie. Petites mythologies de l’oeil et de l’esprit: pour une sémiotique plastique. Paris-Amsterdam: Hadès-Benjamins, 1985.

FLOCH, Jean-Marie. Um tipo notável de semiose: os sistemas semissimbólicos. Revista Acta Semiotica, v. 2, n. 3, 2022, p. 223–229. Traduzido do francês por Ana Claudia de Oliveira.

GREIMAS, Algirdas Julien. Por uma teoria do discurso poético. In: GREIMAS, Algirdas Julien (org.). Ensaios de semiótica poética. São Paulo: Cultrix, Ed. da Universidade de São Paulo, 1975.

PIETROFORTE, Antonio Vicente. Semiótica visual: os percursos do olhar. São Paulo: Contexto, 2017. E-book, p. 1-167.

PIETROFORTE, Antonio Vicente. Análise do texto visual: a construção da imagem. São Paulo: Contexto, 2022.

RAMOS, Paulo Eduardo. Tiras cômicas e piadas: duas leituras, um efeito de humor. 2007. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) – Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

TÉO E O MINI MUNDO. Brasil: setembro de 2016. Instagram: @teoeominimundo. Disponível em: https://www.instagram.com/p/C1dI5-CLwWj/?img_index=1. Acesso em: 30 jun. 2024.

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-12-22

Come citare

PEREIRA, Amanda Arantes. Narrativas visuais: explorando o semissimbolismo em tirinhas. Entrepalavras, [S. l.], v. 14, n. 3, p. e2822, 2024. DOI: 10.36517/ep14.95262. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/entrepalavras/article/view/95262. Acesso em: 24 apr. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artigos - Práticas Discursivas

Categorie