Gírias paulistanas e uso de léxico obsceno em letras de canção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/ep15.95464

Palavras-chave:

Sociolinguística, Léxico obsceno, Gírias paulistanas, Letras de canção

Resumo

O artigo analisa gírias paulistanas utilizadas sob a forma de léxico obsceno em letras de canção, com o objetivo de elaborar um quadro semântico-pragmático, de viés variacionista. O aporte teórico se baseia em teóricos da Sociolinguística Variacionista e da Pragmática e, como procedimento metodológico, seleciona os itens com base, em geral, no funk paulistano da última década, tendo como critério a seleção de, ao menos, duas canções de cada região geográfica de São Paulo capital e duas canções de cada ano, entre 2016 e 2023; além disso, cria a categorização de análise para a classificação dos léxicos obscenos selecionados como corpus. Ao final, chegamos à conclusão de que há uma tendência no uso de léxico obsceno de forma vasta e diversificada, criativa e subversiva, muitas vezes fronteando com a ambiguidade e a polissemia das palavras pelos artistas paulistanos de funk/batidão.

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Biografia do Autor

Flávio Biasutti Valadares, Federal Institute of São Paulo

Docente IFSP. Doutor em Língua Portuguesa/PUC-SP. Pós-Doutorado em Letras/UPM-SP

Raphael Leandro Lobo, Federal Institute of São Paulo

Discente Letras IFSP/Campus São Paulo. Orientando de IC.

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Publicado

05-05-2025

Como Citar

VALADARES, Flávio Biasutti; LOBO, Raphael Leandro. Gírias paulistanas e uso de léxico obsceno em letras de canção. Entrepalavras, [S. l.], v. 15, p. e95464, 2025. DOI: 10.36517/ep15.95464. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/entrepalavras/article/view/95464. Acesso em: 5 dez. 2025.

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