Registros do enfermeiro no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento: enfoque na consulta de puericultura

Autores/as

  • Gabrielle Gama Teixeira Lima
  • Maria de Fátima de Oliveira Coutinho Silva
  • Teresa Neumann Alcoforado Costa
  • Ana Flávia Gomes de Britto Neves
  • Rosane Arruda Dantas
  • Anna Rosa e Souza Occhiuzzo Lima

Palabras clave:

Registros de enfermagem, Desenvolvimento infantil, Cuidados de enfermagem.

Resumen

Estudo documental, com abordagem quantitativa, que objetivou averiguar se as anotações do crescimento e desenvolvimento da criança, no contexto da consulta de enfermagem na rede básica, estão em consonância com o proposto pelo Ministério da Saúde e refletir se, nos registros, o enfermeiro planeja ações que podem impactar a saúde da população infantil. A amostra constou de 39 prontuários de crianças, nascidas em 2006, acompanhadas até um ano na puericultura. Constatou-se que os critérios que padronizam o acompanhamento da criança durante o primeiro ano de vida, não estavam sendo efetivados, estando o acompanhamento desvinculado do que preconiza o Ministério da Saúde. Desta forma observou-se que no espaço que seria destinado as consultas de puericultura realizadas por enfermeiros, as anotações muitas vezes inexistiam ou estavam incompletas, sendo assim, percebeu-se a necessidade de introduzir e fomentar discussões sobre a importância da consulta de enfermagem.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20090003000014

Descargas

Publicado

2009-06-26

Cómo citar

1.
Lima GGT, Silva M de F de OC, Costa TNA, Neves AFG de B, Dantas RA, Lima AR e SO. Registros do enfermeiro no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento: enfoque na consulta de puericultura. Rev Rene [Internet]. 26 de junio de 2009 [citado 10 de septiembre de 2025];10(3). Disponible en: https://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4827

Número

Sección

Research Article

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >> 

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.