ARGUMENTATIVIDADE NO CONTÍNUO DA IMPOLIDEZ
UMA ABORDAGEM TEXTUAL
DOI:
https://doi.org/10.36517/rdl.v2i43.94294Palavras-chave:
texto, argumentatividade, contínuo da impolidez, redes referenciaisResumo
Neste artigo, partindo de uma vertente brasileira da linguística textual (Cavalcante et al., 2022), assumimos que a argumentatividade é uma condição de todo texto e que as motivações argumentativas influenciam todas as estratégias de organização textual. Desse modo, tomando como critério analítico os processos referenciais, que acionam os referentes em rede nos textos (Matos, 2018), buscamos demonstrar que o uso da impolidez é uma estratégia argumentativa e se manifesta nos textos em diferentes graus, sendo um deles a violência, a qual ocupa um dos extremos do que denominamos, com base em Fernandes (2024), “contínuo da impolidez”. A demonstração de como a impolidez opera estrategicamente é baseada na análise de comentários em postagens de perfis de jornais na rede social Instagram. Os processos referenciais são mobilizados para atualizar níveis de impolidez que atuam como modos mais ou menos agressivos de marcar, no texto, os pontos de vista dos comentaristas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rafael Lima de Oliveira, Jessica Oliveira Fernandes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
.png)




.png)