INFLUENCE OF ENVIRONMENTAL, SPATIAL AND TEMPORAL FACTORS ON BLUE SHARK, Prionace glauca, CATCH RATE IN THE SOUTHWESTERN ATLANTIC OCEAN
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v41i2.6060Palavras-chave:
tubarão-azul, Prionace glauca, CPUE, variação espaço-temporal, influência ambiental, Modelo Aditivo GeneralizadoResumo
Um modelo aditivo generalizado foi ajustado aos dados de CPUE (número/100 anzóis) do tubarão-azul, Prionace glauca (Linnaeus, 1758), capturado pela frota espinheleira de superfície sediada no Estado de São Paulo, entre 1998 e 2006. O objetivo foi analisar a influência relativa dos fatores ambientais e espaço-temporais sobre os rendimentos. O modelo explicou 42% da variância na CPUE nominal. O método passo a passo foi utilizado para a construção do modelo, revelando oito variáveis em ordem decrescente de magnitude, ou seja, latitude, ano, mês, longitude, concentração de clorofila-a, temperatura da superfície do mar, velocidade do vento e profundidade do local. Os fatores espaço-temporais foram responsáveis por 91,5% da variância explicada pelo modelo, enquanto que os fatores ambientais responderam por apenas 8,5%. O modelo mostrou que a espécie é mais abundante entre janeiro e junho, com pico em abril e aumentando no sentido sudeste. Os maiores rendimentos foram observados em águas com temperatura de superfície < 20°C e profundidades variando entre 1.500 e 4.000 m. O efeito da clorofila-a gerou maiores valores de CPUE entre 0,35 e 0,90 mg/m 3 , enquanto a velocidade do vento produziu efeito positivo na CPUE até 2 m/s, seguido por um declínio acentuado. A CPUE padronizada exibiu estabilidade, com dois picos, em 2001 e 2006, os quais também exibiram uma maior variância associada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).