Adoção de novas tecnologias: Um estudo com não usuários do sistema de solicitação de emissão de CPF pela internet, com ênfase em aspectos sociodemográficos

Palavras-chave: adoção de tecnologia, uso de tecnologia, serviços públicos digitais, aspectos sociodemográficos, UTAUT

Resumo

Este estudo analisou fatores determinantes da não adoção do serviço de emissão de CPF disponibilizado de forma digital, distinguindo cidadãos não adotantes em função de variáveis demográficas e de hábito de uso de tecnologias. Teve como base teórica a Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 (UTAUT2). O estudo quantitativo descritivo obteve amostra de 383 clientes dos Correios. A consistência interna do instrumento foi aferida pelo Alpha de Cronbach, foram analisadas correlações de Pearson e Spearman entre variáveis, além de testes: T de Student, ANOVA e Qui-quadrado. Concluiu-se que há uma complexidade para atender necessidades do usuário dadas as características demográficas existentes no Brasil. O estudo recomenda ações para o desenvolvimento de plataformas mais intuitivas, para incrementar a difusão da plataforma digital.

Biografia do Autor

Nery Domingos Gomes de Souza, Universidade de Brasília (UnB)

Administrador graduado pela Universidade de Brasília (UnB); e empregado público na Empresa de Correios e Telégrafos (ETC), Correios.

Josivania Silva Farias, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB)

Professora de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UnB

Professora de Graduação do Departamento de Administração (ADM/FACE) da UnB

Doutora em Administração (PPGA/UnB)

 

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Publicado
2021-04-05
Como Citar
Souza, N. D. G. de, & Farias, J. S. (2021). Adoção de novas tecnologias: Um estudo com não usuários do sistema de solicitação de emissão de CPF pela internet, com ênfase em aspectos sociodemográficos. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 19, 88-107. https://doi.org/10.19094/contextus.2021.60978
Seção
Artigos