Elaboração de casos para o ensino de Administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.2023.88618

Palavras-chave:

método de casos, administração, ensino, aprendizagem, redação do caso

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fornecer elementos teóricos e práticos para a elaboração de casos utilizados no ensino de Administração. Procede-se inicialmente à análise das vantagens e limitações do método de caso. Em seguida, indica-se as circunstâncias em que se recomenda sua utilização. Procede-se ainda, à apresentação das bases filosóficas e psicológicas do método de casos. A maior parte do texto é dedicada, no entanto, aos procedimentos adotados na elaboração de casos, envolvendo: identificação do problema, definição de objetivos, localização do caso, coleta das informações, análise da dificuldade do caso, teste e redação final. Ênfase especial é conferida à redação do caso, com a apresentação de normas e sugestões de estruturação do texto, estilo de redação e forma de apresentação.

Biografia do Autor

Antônio Carlos Gil, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (aposentado)

Professor na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (aposentado)

Doutor em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo

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Publicado

2023-11-01

Como Citar

Gil, A. C. (2023). Elaboração de casos para o ensino de Administração. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 21(20 anos), e88618. https://doi.org/10.19094/contextus.2023.88618