Elaboração de casos para o ensino de Administração
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.2023.88618Palavras-chave:
método de casos, administração, ensino, aprendizagem, redação do casoResumo
Este trabalho tem como objetivo fornecer elementos teóricos e práticos para a elaboração de casos utilizados no ensino de Administração. Procede-se inicialmente à análise das vantagens e limitações do método de caso. Em seguida, indica-se as circunstâncias em que se recomenda sua utilização. Procede-se ainda, à apresentação das bases filosóficas e psicológicas do método de casos. A maior parte do texto é dedicada, no entanto, aos procedimentos adotados na elaboração de casos, envolvendo: identificação do problema, definição de objetivos, localização do caso, coleta das informações, análise da dificuldade do caso, teste e redação final. Ênfase especial é conferida à redação do caso, com a apresentação de normas e sugestões de estruturação do texto, estilo de redação e forma de apresentação.
Referências
Barrass, R. (1986). Os cientistas precisam escrever: guia de redação para cientistas, engenheiros e estudantes. São Paulo: TA Queiroz.
Becker, F. (1992). O que é construtivismo. Revista de Educação AEC, 21(83), 7-15.
Bloom, B. S. et al. (1983). Taxionomia de objetivos educacionais: domínio cognitivo. 8 ed. Porto Alegre: Globo.
Cascade Center for Public Service. (1999). Welcome to the Case Method. Public Service Curriculum: Washington.
Christensen, C. R., & Hansen, A. J. (1987). Teaching and the Case Method: text, cases, and Readings. Boston, MA: Harvard Business School Press.
Dewey, J. (1976). Experiência e educação. 2. ed. São Paulo: Nacional.
Erskine, J. A., Leenders, M. R., & Mauffette-Leenders, L. A. (1998). Teaching With Cases. Londres: School of Business Administration, The University of Western Ontario.
Gentile, M. C. (1990). Twenty-five questions to ask as you begin to develop a new case study. Harvard Business School Publishing.
Gil, A. C. (1997). Metodologia do ensino superior. São Paulo: Atlas.
Harling, K. (2004). Overview of the case method. The Maple Leaf Conference. Montreux, Suíça.
Leenders, M. R., Maufette-Lenders, L. A., & Erskine, J. A. (2001). Writing cases. 4 ed. Londres: Ivey Publishing.
Leidner, D. E., & Jarvenpaa, S. L. (1995). The use of information technology to enhance management school education: a theoretical view. MIS Quarterly, 29(3), 265-291. http://www.jstor.org/stable/249596
Lewin, K. (1973). Problemas de dinâmica de grupo. São Paulo: Cultrix.
Mauffette-Leenders, L. A., Erskine, J. A., & Leenders, M. R. (2000). Learning with Cases. 4 ed. Londres: Ivey Publishing.
Maximiano, A. C. A. (2001). Método de caso no ensino da Administração. In G. G. Boog, Manual de treinamento e desenvolvimento: um guia de operações. São Paulo: Makron/ABTD.
McNair M. P. (1954). The case method at Harvard Business School. Nova York: McGraw-Hill.
Naumes, W., & Naumes, M. (1999). The Art and Craft of Case Writing. Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
Volpe, G. (2002). Case Studies. Londres: London Metropolitan University.
Wasserman, S. (1994). Introduction to Case Method Teaching: a Guide to the Galaxy. Nova York: Teachers College Press.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista: apenas para a 1a. publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.