A influência dos blogs de moda no processo de decisão de compra do consumidor feminino

Autores

  • Carla Cristine Vianna Nogueira Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Daniele de Oliveira Ferreira Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Emílio José Montero Arruda Filho Universidade da Amazônia - UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v16i1.998

Palavras-chave:

Blog. Moda. Plus Size. Intenção de Compra.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como o consumidor feminino é influenciado pelo conteúdo publicado nos blogs de moda. Para tanto, examina dois blogs – Entre Topetes e Vinis, voltado ao público plus size, e Garotas Estúpidas, de moda regular –, avaliando se as motivações de cada público são hedônicas ou utilitárias em função do seu perfil de consumo. A pesquisa possui natureza qualitativa e utiliza o método netnográfico, que se baseia em estudos de grupos participantes em comunidades virtuais e/ou sites de discussões da Internet. Os resultados mostram grande influência no processo de decisão de compra no caso do blog plus size, focado nos valores utilitaristas dos usuários, enquanto o blog regular ativa mais uma relação hedônica, servindo para a consulta de informações e para a interação entre grupos. Esse cenário serve de embasamento para que as empresas observem os estímulos e as características de cada consumidor, aproveitando assim todos os benefícios que a mídia social pesquisada oferece para o mercado da moda na atualidade.

Biografia do Autor

Carla Cristine Vianna Nogueira, Universidade da Amazônia - UNAMA

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Marketing Tecnológico da Universidade da Amazônia - UNAMA, desde 2014, se formou em adminsitração de empresas em 2015 pela UNAMA.

Daniele de Oliveira Ferreira, Universidade da Amazônia - UNAMA

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Marketing Tecnológico da Universidade da Amazônia - UNAMA, desde 2014, se formou em adminsitração de empresas em 2015 pela UNAMA.

Emílio José Montero Arruda Filho, Universidade da Amazônia - UNAMA

Professor da Universidade da Amazônia - UNAMA e da Universidade FUMEC, atuando atualmente em ambas universidades em seus programas de pós-graduação strictu senso (mestrado e doutorado), Emílio Arruda possui Doutorado em Marketing pela Universidade de Bergamo na Itália, passando um período de 1 ano como visitante na Universidade de Rhode Island nos EUA, possui pós-doutoramento realizado na FGV EAESP, é formado em Engenharia eletrônica com mestrado em telecominicações pela Universidade Federal do Pará. Bolsista de Produtividade do CNPq e coordenador de diversos projetos de pesquisa nacional e internacional.

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

Nogueira, C. C. V., Ferreira, D. de O., & Arruda Filho, E. J. M. (2018). A influência dos blogs de moda no processo de decisão de compra do consumidor feminino. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 16(1), 32–61. https://doi.org/10.19094/contextus.v16i1.998

Edição

Seção

Artigos