A PERTINÊNCIA DE ADEQUAÇÃO DA GESTÃO CRIATIVA À IDENTIDADE DO INDIVÍDUO CRIATIVO

Autores

  • Henrique Muzzio UFPE
  • Fernando Gomes de Paiva Júnior UFPE

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v13i3.711

Palavras-chave:

Economia criativa. Identidade. Gestão criativa. Inovação. Criatividade.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a relação entre o indivíduo criativo e a gestão organizacional. Defende-se uma adequação de um modelo de gestão condizente com as nuances do universo organizacional da chamada economia criativa. Esse espaço simbólico de produção criativa se revela marcado por trabalhos precários. A demanda por afinação da identidade desse trabalhador criativo com a cultura das organizações pós-fordistas conduz a uma reflexão quanto às potencialidades de colaborações criativas com tecnologias de gestão centradas na busca por adequação das políticas de trabalho à nova lógica de mercado. Isso requer a formulação de sistemas de remuneração de incentivo às soluções inovadoras, disponibilização de horários flexíveis e ambiência organizacional aberta à criatividade. A partir de uma pesquisa bibliográfica, o texto faz uma proposição para a consolidação de uma gestão de organizações criativas alinhada com as características identitárias do indivíduo criativo nos níveis individual, grupal e cultural.

Biografia do Autor

Henrique Muzzio, UFPE

Doutor em Administração pela FGV (EAESP)

Fernando Gomes de Paiva Júnior, UFPE

Doutor em Administração pela UFMG

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Publicado

2015-12-17

Como Citar

Muzzio, H., & Paiva Júnior, F. G. de. (2015). A PERTINÊNCIA DE ADEQUAÇÃO DA GESTÃO CRIATIVA À IDENTIDADE DO INDIVÍDUO CRIATIVO. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 13(3), 139–155. https://doi.org/10.19094/contextus.v13i3.711

Edição

Seção

Artigos