Planejamento Financeiro e Controle Orçamentário: um estudo de caso em uma empresa industrial
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v3i1.32061Palabras clave:
Orçamento, Balanço Financeiro e Relatórios de GestãoResumen
Este estudo tem como objetivo geral apresentar duas das principais ferramentas da gestão financeira, o Planejamento e a sua expressão monetária; e o Orçamento e o Controle, ressaltando a importância do Sistema de In- formações Gerenciais e da Contabilidade. Paralelamente, enfatiza o uso dessas ferramentas na identificação das melhores performances financeiras e dos melhores resultados já alcançados pela empresa, de forma a atingir um estágio de desempenho excelente. A metodologia utilizada no trabalho é o método do estudo de caso e a contribuição esperada do estudo È oferecer meios para controle e acompanhamento orçamentário, visando a otimização do processo de tomada de decisões para empresas industriais. Portanto, este trabalho foi desenvolvido em uma industria do ramo alimentício, localizada no estado de Minas Gerais. Foi considerado para estudo o período compreendido entre os meses de maio, junho e julho de 2003, levando-se em conta a influência da sazonalidade do negócio nos resultados da empresa. Conclui-se que as empresas devem seguir uma metodologia de acompanhamento e controles gerenciais com a elaboração de modelos de relatórios gerenciais e identificação dos pontos que podem ser melhor trabalha- dos quando da execução orçamentária. Pois, os mesmos constituem ferramentas indispensáveis ao planejamento e controle da execução orçamentária.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.