A Subcontratação como Estratégia Competitiva na Construção Civil
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v3i1.32062Palabras clave:
Subcontratação, Estratégia, Construção civilResumen
O presente artigo tem como objetivo investigar a Subcontratação na construção civil através de um ponto de vista mais estratégico do que operacional. A preocupação com este assunto È justificada pelo crescimento do ato de subcontratar / terceirizar as atividades ou serviços. Este trabalho se inicia com a caracterização do macrocomplexo da Indústria da Construção Civil, que È fundamental para o desenvolvimento das idéias, seguido por uma discussão sobre a administração estratégica no ambiente da construção civil que embasa a discussão sobre subcontratação. Realizaram-se duas entrevistas com diretores de duas em- presas construtoras de Fortaleza com a finalidade de verificar a visão do mercado com relação a este assunto. A partir desta discussão inicial, desenvolve-se a análise da subcontratação na construção civil, discutindo-se suas definições e razões, as relações de parcerias entre as empresas contratantes e as contratadas, bem como a avaliação da real necessidade dessas parcerias.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.