RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO DE CASO DE EMPRESAS EXPORTADORAS CEARENSES DO SETOR CALÇADISTA
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v4i1.32071Palabras clave:
Responsabilidade Social Corporativa (RSC), Adoção dos Conceitos de RSC, Estratégias Corporativas, Empresas Exportadoras, Setor Calçadista.Resumen
Os conceitos e práticas de responsabilidade socialcorporativa vêm ganhando espaço crescente de discussãono meio acadêmico e profissional. Procurou-se responder,neste trabalho, aos seguintes questionamentos: quais osconceitos e práticas de responsabilidade social corporativaadotados pelas empresas exportadoras cearenses? Queobjetivos essas empresas aderem a tais conceitos e práticas?A escolha do setor justifica-se por sua representatividadena economia do Ceará. Trata-se de uma investigaçãoexploratória, com abordagem qualitativa, que se realizoupesquisa bibliográfica e documental e estudo de caso múltiplo,para trazer uma melhor compreensão sobre o assunto.As empresas estudadas foram Grendene S/A, DakotaNordeste S/A e Vulcabrás do Nordeste S/A. Foram colhidosdados nas suas Demonstrações Contábeis publicadasem meio impresso e nos seus sites. Concluiu-se que as empresascearenses do setor calçadista estudadas utilizamdiversas práticas de responsabilidade social corporativa e oenfoque de suas ações visa, principalmente, ao marketingsocial e à produtividade interna.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.