ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO EXECUTIVA: UMA CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO CONECTIVO
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v6i1.32090Palabras clave:
Pensamento conectivo, Desenvolvimento sustentável, Práticas pedagógicasResumen
Este artigo apresenta um ensaio teórico que tem como objetivo identificar práticas pedagógicas e estruturas curriculares para o desenvolvimento do pensamento conectivo em Programas de Educação Executiva. Considera-se, nesta perspectiva, que o pensamento conectivo – capaz de captar inter-relações, implicações mútuas, fenômenos multidimensionais – é essencial para que a consciência dos executivos sobre a relevância do desenvolvimento sustentável para a sociedade, para o meio ambiente, para as organizações e para os indivíduos oriente os seus processos decisórios. Com base em uma extensa revisão bibliográfica de estudos anteriores sobre o tema, foram analisados com maior profundidade práticas pedagógicas e estruturas curriculares que contribuem para o desenvolvimento do pensamento conectivo. Conclui-se que os micromundos e estudos de caso constituem práticas pedagógicas efetivas para o desenvolvimento do pensamento conectivo e que a configuração interdisciplinar é essencial para a definição das estruturas curriculares e dos conteúdos das disciplinas.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.