MARKETING METRICS EM COMUNICAÇÃO NO AGRONEGÓCIO: UM ESTUDO DO CASO NO PÓLO REGIONAL DE VIÇOSA ATRVÉS DO MODELO DE AMBLER

Autores

  • Maísa Gomide Teixeira
  • Agnaldo Keiti Higuchi
  • Francisco Giovanni David Vieira Vieira

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v6i1.32092

Palavras-chave:

Marketing, Medidas de marketing, Comunicação, Agronegócio.

Resumo

Este trabalho busca apresentar uma análise da utilização de Marketing Metrics em comunicação em uma empresa brasileira atuante no agronegócio, particularmente na Zona da Mata mineira, a partir do modelo proposto por Ambler (2000). A questão de pesquisa contida no trabalho relaciona-se à adoção de medidas de desempenho por parte de empresas no acom-panhamento de atividades de marketing. O estudo dessa questão tem se caracterizado como relevante para praticantes e acadêmicos devido à dificuldade de se mensurar o retorno sobre o investimento em marketing. Os procedimentos me-todológicos adotados para a condução do estudo envolveram o emprego de pesquisa descritiva com corte transversal e a realização de entrevistas semi-estruturadas junto ao principal executivo de marketing da empresa localizada no pólo regi-onal de Viçosa, área escolhida como referência empírica para a pesquisa. Os resultados da pesquisa indicam a presença de parâmetros de medição não-financeiros, tanto internos quan-to externos. Porém, a presença de critérios pouco precisos para discriminar a contribuição das atividades de comunicação em marketing nos lucros também foi detectada.

Biografia do Autor

Maísa Gomide Teixeira

Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Agnaldo Keiti Higuchi

Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professor Colaborador do Departamento de Administração da UEM.

Francisco Giovanni David Vieira Vieira

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, Pós-Doutorado em Administração pela FV - EA ESP. Professor Adjunto do Departamento de Administração da UEM.

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Publicado

2008-06-30

Como Citar

Teixeira, M. G., Higuchi, A. K., & Vieira, F. G. D. V. (2008). MARKETING METRICS EM COMUNICAÇÃO NO AGRONEGÓCIO: UM ESTUDO DO CASO NO PÓLO REGIONAL DE VIÇOSA ATRVÉS DO MODELO DE AMBLER. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 6(1), 29–38. https://doi.org/10.19094/contextus.v6i1.32092

Edição

Seção

Artigos