AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE CARGA DA ILHA DO MEL, PR: PERSPECTIVA DE PROPRIETÁRIOS DO SETOR DE HOSPEDAGEM

Autores/as

  • Matias Poli Sperb

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v7i1.32106

Palabras clave:

Capacidade de Carga. Turismo Sustentável. Setor de Hospedagem.

Resumen

O turismo na Ilha do Mel, PR (Estado do Paraná), desenvolveu-se em curto período, causando inúmeros impactosnegativos. Em face desses impactos, foi estabelecido em 1995um número de Capacidade de Carga da Ilha do Mel, PR. Esteartigo, baseado em um estudo de caso exploratório-descritivoe mediante a perspectiva de trinta empreendedores do setor dehospedagem da Ilha do Mel, PR, procurou avaliar os resultadosde tal controle no local. Entre os resultados verificados,percebe-se que a questão econômica é a de maior preocupaçãodos empreendedores, porquanto o número de visitantes nãoé satisfatório para atender à oferta de todos os empreendimentospesquisados. Defende-se o controle de demanda; masimporta que ele seja ampliado. Por outro lado, a Ilha do Mel,PR passa por problemas de impacto ambiental, pelo que sealvitra a diminuição de demanda por uma parte; por outra,medidas paralelas para resolver os problemas mais gritantes.

Biografía del autor/a

Matias Poli Sperb

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Doutorando em Gestão e Desenvolvimento de Turismo Sustentávelpela Universidade de Málaga - UMA, Espanha.

Publicado

2009-06-30

Cómo citar

Sperb, M. P. (2009). AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE CARGA DA ILHA DO MEL, PR: PERSPECTIVA DE PROPRIETÁRIOS DO SETOR DE HOSPEDAGEM. Contextus – Revista Contemporánea De Economía Y Gestión, 7(1), 93–102. https://doi.org/10.19094/contextus.v7i1.32106

Número

Sección

Artículos