A UTILIZAÇÃO DOS CUSTOS NO SUPORTE ÀS ATIVIDADES DE MARKETING: UM ESTUDO NO SETOR HOTELEIRO DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v7i2.32112Palabras clave:
Custos. Marketing. Custos Operacionais. Hotelaria. Estratégia.Resumen
O objetivo deste artigo é analisar a utilização das informaçõesde custos para fins estratégicos na prestação de serviços e osuporte que pode ser evidenciado nas atividades de marketingem sua demanda específica no setor de hotelaria. Este estudoteve como propósito verificar empiricamente se os gestores deempreendimentos hoteleiros de Curitiba e da Região Metropolitanaaplicam os conceitos de custos para desenvolverestratégias gerenciais voltadas às atividades de tomada dedecisão. Os resultados revelaram, quanto ao posicionamentoestratégico dos gestores dos hotéis, que predomina a estratégiada diferenciação para as atividades-fim como um todo.Quanto à percepção dos gestores acerca de utilidade dasinformações sobre custos operacionais, de fornecedores e declientes para fins estratégicos, eles responderam que sãonecessários para facilitar negociações e obter economiaseventuais. A respeito de custos operacionais, afirmaram quesão úteis para formação de preços, para promoções, e indispensáveispara promoções e formação de preços.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.