ATRIBUTOS INDIVIDUAIS, BACKGROUND FAMILIAR E AS CHANCES DE SUCESSO DOS CANDIDATOS AO VESTIBULAR DA UFC
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v8i2.32129Palabras clave:
Vestibular da UFC. Atributos dos Candidatos. Determinantes do Sucesso.Resumen
Analisar os determinantes dos desempenhos de candidatosao concurso vestibular da UFC constitui-se o foco centraldeste artigo. A metodologia baseou-se em uma função deprodução de rendimento educacional e estimação feita pormodelos econométricos de escolha discreta, dicotômico epolicotômico, com o fito de se extrair as chances de os candidatoslograrem êxito em todas as áreas do concurso. Paratanto, foi utilizada uma base de dados derivada de questionáriossocioeconômicos dos candidatos, e disponibilizadospela Pró-Reitoria de Graduação da UFC. Dos resultados estatisticamenterobustos, constatou-se no vetor de variáveissocioeconômicas um forte efeito negativo na chance de sucessono vestibular para aqueles candidatos que se encontramno mercado de trabalho. Background familiar foi incisivosobre os sucessos dos candidatos, vez que aqueles quepossuem pais com nível superior demonstram possuir melhorperformance no exame. A qualidade do ensino públicode nível médio transpareceu nos resultados ao reduzir sobremaneiraas chances de êxito para os candidatos advindosde escolas públicas. Analisando-se os desempenhos por área,concluiu-se, dentro de cenários de previsão, que candidatoscom elevada chance de sucesso em determinada área não amanteria em outras áreas. Descartou-se o efeito concorrênciacomo determinante do desempenho em cada área.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.