Avaliação do serviço de distribuição ao varejo: um estudo empírico no segmento dos médios supermercados
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v10i2.32151Palabras clave:
Cadeia de suprimentos. Logística. Distribuição. Serviço ao cliente. Supermercados.Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar o posicionamento estratégico de distribuidores e atacadistas do varejo alimentarno serviço prestado aos médios supermercados numa cidade do Nordeste brasileiro. Foi realizado um estudo tipo surveycom respostas válidas de quarenta médios supermercados. Os resultados da pesquisa permitiram elaborar um ranking daimportância dos principais atributos relacionados ao serviço de distribuição, avaliar o nível de satisfação dos varejistasem relação aos seus dez principais distribuidores e analisar como estes últimos se posicionam estrategicamente nomercado em relação a um grupo de atributos do serviço oferecido. Na avaliação do posicionamento estratégico, foramutilizadas matrizes absolutas e relativas de importância e desempenho. Os resultados oferecem uma importante base deconhecimentos para que os gestores do marketing e da logística possam construir matrizes de oportunidades, de forma areduzir as lacunas do serviço existentes entre as práticas correntes e as melhores práticas do mercado.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.