Comportamento do consumidor de artigos esportivos diante de acusações de atuação socialmente irresponsável contra uma empresa globalmente reconhecida
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v10i2.32152Palabras clave:
Responsabilidade social. Comportamento do consumidor. Nike. Artigos esportivos. Formas de trabalhos antiéticas.Resumen
Este artigo examina o comportamento dos consumidores de artigos esportivos quando confrontados com o fato deuma empresa de renome e atuação global no setor esportivo ter sido acusada de agir de forma socialmente condenável.Alguns problemas éticos, como o uso de trabalho infantil e escravo na fabricação de produtos, são colocados, e a reaçãodos consumidores é analisada à luz da situação real ocorrida com a empresa investigada. Com o objetivo de delinearrespostas a essas indagações colocadas pelos pesquisadores, foi realizado, ao longo de vários meses, um levantamentode dados por meio de questionários com perguntas fechadas, em pesquisas realizadas via Internet com brasileiros eestrangeiros. Os resultados da pesquisa traçam o perfil desses consumidores e mapeiam uma opinião ética sobre oassunto que permeia esta investigação, indicando que há uma percepção diferenciada entre brasileiros e estrangeirosquando o assunto é a atuação socialmente responsável das empresas.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.