Modelo Multiregional: o Nordeste Brasileiro e suas Relações Intra e Inter-Regionais
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v1i1.12Palabras clave:
Nordeste, Economia Regional, Insumo-ProdutoResumen
O Nordeste brasileiro tem sido o foco de variados estudos notadamente sobre o processo de industrialização que ocorreu em consequência do sistema de incentivos fiscais que vem funcionando desde a década de 60. Muito pouco se conhece a respeito do sistema produtivo regional e suas interligações com a matriz produtiva do Resto do País. A razão disto está na inexistência de um conjunto de matrizes de insumo produto para as regiões brasileiras. No entanto, a região Nordeste dispõe de matrizes intersetoriais para os anos de 1980, 1985 e 1992. Partindo-se das matrizes de insumo-produto do Nordeste e do Resto do Brasil para o ano de 1992, este estudo aplica um modelo multiregional, o modelo de Chenery-Moses, com o objetivo de medir os impactos intra e interregional devido a um aumento na demanda pelos produtos regionais. A análise dos impactos intra-regionais mostra que há diferenças importantes entre as duas regiões. Do ponto de vista inter-regional fica claro que para a maioria dos setores ocorre um vazamento maior do Nordeste para o resto do País.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.