O Processo de Convergência e a Formação de Clubes de Convergência na Economia Mundial: 1950 – 1990.
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v1i2.15Palabras clave:
Crescimento Econômico, Convergência, Clubes de Convergência.Resumen
Este artigo analisa a ocorrência de processo de convergência na economia mundial, no período de 1950 a 1992, buscando examinar os fatores que contribuíram para o referido processo e identificar a formação de clubes de convergência. Os dados utilizados têm como fontes básicas a Penn World Table (1992) e Barro e Lee (1993). Nos testes empíricos, foi utilizado o modelo neoclássico, complementado por testes de persistência. Os resultados indicam a existência de um processo de divergência na amostra compreendida por todos os países e de significativa convergência entre países ricos. Identificou-se ainda a formação clubes de convergência. A introdução de variáveis auxiliares, nível de escolaridade e grau de abertura utilizadas para explicar a convergência condicional, não resultou significativa. Já os testes de persistência, evidenciaram a tendência de consolidação dos clubes de convergência.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.